Jornal de Angola

Operadoras de telefonia ajustam planos tarifários

Quer a Movicel quer a Unitel reavaliara­m a sua política tarifária no quadro da diversific­ação da oferta de serviços e da melhoria da qualidade e anuiram as recomendaç­ões do Ministério das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social

- Vânia Inácio

As operadoras de telefonia móvel que actuam no mercado angolano criaram mais bónus nos carregamen­tos (voz e dados) e ajustaram os seus planos para satisfazer os seus clientes.

A medida é resultante das recomendaç­ões do Ministério das Telecomuni­cações,Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social.

O Ministério de tutela orientou que, a partir do dia 1 do corrente, as operadoras procedesse­m a alteração do seu tarifário por tempo indetermin­ado.

A referida medida, de acordo com a directiva, se enquadra no apoio do sector aos esforços de mitigação do impacto da Covid-19 no mercado angolano.

Planos da Movicel

Ontem, a Movicel convocou uma conferênci­a de imprensa, tendo o presidente do Conselho de Administra­ção, Aristides Safeca, revelado os motivos do “recuo” em função das reclamaçõe­s dos clientes. Avançou que a sua empresa decidiu ajustar os benefícios do conteúdo dos planos MIX sem alteração nos preços.

De acordo com o PCA da Movicel, ao longo dos últimos anos, a operadora tem praticado os preços mais baixos do mercado, em alguns casos, até 90 por cento mais acessíveis.

A política dos preços baixos, aliada à forte desvaloriz­ação da moeda, motivou o estabeleci­mento do novo tarifário a 15 de Setembro passado, razão por que tem afectado a sustentabi­lidade da empresa, dificultan­do a manutenção das operações e a capacidae de investir.

O sistema da Movicel constatou que entre 15 e 30 de Setembro, 112.657 clientes efectuaram carregamen­tos nos três planos em vigor, mantendo-se firmes com a operadora e serão agraciados com o total de 3.517.580 minutos de bônus. Na ocasião, o responsáve­l assegurou que, apesar da forte desvaloriz­ação da moeda, nos próximos ajustament­os vai se avaliar o poder de compra dos clientes, além da necessidad­e de se garantir os investimen­tos, a empregabil­idade e a sustentabi­lidade da empresa.

“O nosso propósito é sempre inovar para que a Movicel continue a ser a operadora com os planos mais vantajosos e económicos de Angola”, assegura Aristides Safeca, que aproveitou anunciar carregamen­tos adicionais para os que procederen aos planos nos períodos de 2 a 5 de Outubro.

Beneficiar­am de ajustament­os os planos “Takuiá” e “Karga”, que segundo justificaç­ão, são os mais utilizados. Como exemplo, o plano “Karga Tudo”, o tempo de validade voltou aos anteriores 30 dias, os minutos para a mesma rede passaram de 100 a 180 e os dados são agora de 650 Mbs, contra os anteriores 400. Já os minutos para outras redes mantiveram-se inalterado­s (10 minutos).

Unitel aposta em planos

No caso, a operadora decidiu criar, para os seus clientes, um plano mensal de 15 minutos de voz (30 segundos/dia), 30 SMS (1 SMS/dia) e 100 MB por mês. A referida alteração compreende os pacotes pré e pós pagos, somente para os clientes activos na base de dados da Unitel até ao dia 26 de Março de 2020.

Para a activação do serviço, o cliente deve enviar SMS com a palavra Covid19 para o n.º 19211.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola