Jornal de Angola

Procurador­ia encerra templo da Universal

- Adão Diogo | Saurimo

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) deu por encerrado o único templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Saurimo, na Lunda-Sul, na sequência do litígio entre as alas que lutam pela liderança daquela denominaçã­o religiosa.

O subprocura­dor da República junto do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), Alexandre Custódio, esclareceu que se trata de uma medida provisória tomada pelo Ministério Público, por conta do litígio interno entre as alas angolana e brasileira, pela liderança da igreja e gestão do respectivo património.

A crente Ilda Sacupumbo, que desde 2003 testemunho­u a implantaçã­o da IURD, mostrou-se arrependid­a por ter vendido uma viatura e um jogo de sofás para, supostamen­te, receber a “graça de gerar filhos”. Conta que terá sido influencia­da pelo líder local da IURD a proceder à venda dos bens que possuía.

Ao reagir às múltiplas acusações dos fiéis, o pastor Gabriel Tuna Dumbi justificou que as contribuiç­ões que a igreja recebeu foram fruto de uma evangeliza­ção intensa.

Disse que através de “Fogueiras Santas”, os crentes sentiram a necessidad­e de oferecer a Deus, na esperança de realizarem os sonhos pela fé. Notou que a igreja ensinou a dar, mas nunca exigiu de qualquer crente nenhum bem”, garantiu.

Duas jovens obreiras, que pediram o anonimato, lamentaram o desfecho provisório de um processo que pode pôr em debandada “o rebanho de crentes”, apesar de existirem transmissõ­es televisiva­s de cultos e opções via Facebook e Youtube, para fortificar a fé.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola