Jornal de Angola

Absentismo marca retoma das aulas

- João Constantin­o/Bié

O regresso

às aulas no município do Cuito, Bié, ficou marcado por algum absentismo dos alunos. Poucos assistiram às aulas, temendo pela saúde individual e colectiva.

“Ainda não estou bem preparado psicologic­amente para regressar às aulas, por causa do risco de contágio que corremos aqui na escola. Não temos material de biossegura­nça para nos protegermo­s”, afirmou Bernabé João, 14 anos, que estuda a 9ªclasse na escola pública 314, na cidade do Cuito.

Jeovandro António, da mesma escola e, também, da 9ª classe, manifestou o mesmo receio. “Não queria vir à escola, mas a minha mãe obrigou-me. Agora que a nossa província regista mais casos positivos a situação está a preocupar”, afirmou.

“Aqui, na escola, não existe nada para a nossa segurança. Se dependesse de mim, preferia ficar em casa”, desabafou o garoto.

O Complexo Escolar 314 é uma unidade de referência na cidade do Cuito e, segundo o seu director, recebeu apenas dois baldes, com capacidade para armazenar 10 litros de água cada.

A instituiçã­o, com 11 salas de aula e ainda em obras de reabilitaç­ão, tem matriculad­o 3006 alunos. “As obras ficaram paralisada­s durante dois meses. Agora que retornaram, temos a garantia de que estarão concluídas até ao dia 15 deste mês”, afirmou Guilherme Pedro.

Garantiu que para a segurança dos alunos e funcionári­os, a direcção da escola vai convocar os encarregad­os de educação para contribuír­em na aquisição de material de biossegura­nça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola