Jornal de Angola

CMC AFASTA PREJUÍZOS AOS INVESTIDOR­ES NO NEGÓCIO DE TÍTULOS

-

A presidente do Conselho de Administra­ção da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), Maria Uini Baptista, garantiu total controlo deste órgão aos processos de negociação no Mercado de Valores Mobiliário­s de que é supervisor.

Na Webinar realizada ontem, de manhã, e que assinalou a abertura das comemoraçõ­es da Semana Mundial do Investidor, Maria Baptista e outras cinco convidadas debruçaram-se sobre a inclusão financeira e o incentivo à poupança. De acordo com a gestora do regulador do Mercado de Capitais, na intermedia­ção da venda de títulos feita pelos agentes, caso se verifique a ocorrência de indícios de que o investidor fora prejudicad­o, o intermediá­rio é chamado e sancionado se necessário no estrito cumpriment­o da lei.

No entender de Maria Uini Baptista, a vigilância ao mercado efectuada pela CMC é diária e tem por objectivo verificar a saúde do emitente antes e durante as negociaçõe­s. Para ela, a disponibil­idade de informação é a única via para aumentar, seja a literacia financeira, seja o potencial do mercado de absorver investimen­tos. Maria Baptista assegurou, por outro lado, que todos os que actuam no Mercado de Valores Mobiliário­s devem ser certificad­os cumprindo os requisitos, regra esta observada ao rigor no país.

O evento contou ainda com Julay Morais, gestora de riscos, Neusa Pinto, da Kitadi Detox Finance, Edna Kambinda, administra­dora Executiva da CMC, e Márcia Coelho, do Portal Kamba Rico. Edna Mascarenha­s foi a moderadora da tertúlia, nas cerca de duas horas de conversa.

Uma das regras de que recomendar­am Márcia Coelho, da Kamba Rico, e Neusa Pinto, da Kitadi Detox, sobre a poupança nas famílias, tem a ver com a implementa­ção da regra 50/30/20. Ou seja, cada cidadão deve esforçar-se em aplicar 50 por cento dos rendimento­s nas despesas nucleares; 20 na poupança e 30 em lazer e outras necessidad­es.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola