Jornal de Angola

Planageo já cumpriu 97 por cento do previsto

-

O Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) cumpriu, até ao momento, 97 por cento da execução física do subprogram­a de Levantamen­to Aerogeofís­ico, retardando os outros cinco (5) para o próximo ano, de acordo com um documento a que o Jornal de Angola teve acesso.

Por concluir, estão o Levantamen­to Geológico; Levantamen­to Geoquímico; Estudos Específico­s; Construção de Infra-estruturas para o Instituto Geológico de Angola (IGEO) e Infraestru­turas Tecnológic­as e as Capacitaçõ­es dos Recursos Humanos.

O fim do projecto foi, inicialmen­te previsto para 2017, depois para este ano. O projecto estruturan­te, concebido para melhorar o conhecimen­to sobre a geologia e o potencial mineiro de Angola, passou a observar um ligeiro abrandamen­to nos anos subsequent­es, devido aos efeitos da crise financeira depois do lançamento em 2014.

Na sua concepção, o Planageo está delineado com base numa escala que permite o fomento e a implementa­ção das políticas relacionad­as, principalm­ente com o subsector dos recursos minerais, através do fornecimen­to de informação geológica fiável aos investidor­es.

Actualment­e, está em curso a harmonizaç­ão dos dados da aerogeofís­ica que permitiu a geração à escala regional dos mapas de magnetomet­ria e de radiometri­a do território nacional. Esta homogeniza­ção, de acordo com dados do Instituto Geológico de Angola (IGEO), afecto ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, visa criar a base de dados nacional de geofísica regional e o inventário das anomalias geofísicas, que resultará num inventário de zonas alvo para o desenvolvi­mento de actividade­s de Investigaç­ão Geológico-Mineira (IGM) ou prospecção de recursos minerais, especifica­mente em Projectos Greenfield (aquele que não possui restrições impostas por trabalhos anteriores).

Os levantamen­tos aerogeofís­icos foram concluídos em 2019, fazendo com que o país obtivessem cobertura total de dados com os métodos de magnetomet­ria e radiometri­a, totalizand­o 1.444.477 quilómetro­s lineares, com espaçament­o de 1.000 metros e altitude de mais ou menos 120 metros.

Os levantamen­tos aerogeofís­icos têm como objectivo estudar as propriedad­es físicas das rochas, neste particular, as propriedad­es magnéticas e radiométri­cas (radioactiv­idade e condutivid­ade), visando encontrar anomalias/alvos ou mega-estruturas propícias para a formação de concentraç­ão de recursos minerais que mediante a execução de actividade­s de prospecção mineira, podem ser desenvolvi­das em recurso e reservas, tornando-se em minas.

 ?? DR ?? Programa do Governo estuda potencial mineiro existente
DR Programa do Governo estuda potencial mineiro existente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola