Jornal de Angola

Mais de seis mil candidatos disputam vagas na Educação

- Alfredo Ferreira | Caxito

Mais de seis mil candidatos estão inscritos para o concurso público do sector da Educação na província do Bengo, que tem disponívei­s 489 vagas nos sistemas de ensino pré-escolar, primário, 1º e 2º ciclos.

A informação foi avançada, na semana finda, em Caxito, pelo porta-voz da comissão provincial de júri do concurso público de ingresso de novos professore­s, Ngongo Mateus, durante uma conferênci­a de imprensa.

O responsáve­l esclareceu que, das 489 vagas disponívei­s, 218 estão reservadas para o ensino pré-escolar, 100 para a primária, 71 para o 1º ciclo e 100 para o 2º ciclo. Informou que o município do Ambriz conta com 995 candidatos, Bula-Atumba 1.050, Dembos 2.453, Nambuangon­go 811 e Pango-Aluquém 760.

Ngongo Mateus disse que o prazo das inscrições terminou dia 30 de Setembro, estando em curso a fase de avaliação dos documentos, para posterior afixação das listas dos apurados e não apurados, bem como dos tópicos e a data para os testes de admissão.

"Não observamos grande adesão durante a fase de inscrições. No processo de análise dos documentos, caso se verifiquem processos falsos serão encaminhad­os aos órgãos da Justiça, para o devido tratamento", disse.

O porta-voz da comissão disse que o concurso público realizado em 2019, na província do Bengo, foi anulado devido as irregulari­dades detectadas no processo. A região conta com 220 escolas primárias, sendo 211 públicas e nove privadas.

No presente ano lectivo, estão matriculad­os 99.886 estudantes do ensino primário (da 1ª a 6ª classe) e 10.019 na iniciação. Bengo tem também disponívei­s 4.017 professore­s.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Objectivo é melhorar o sistema de ensino e aprendizag­em
EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é melhorar o sistema de ensino e aprendizag­em

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola