Jornal de Angola

Kanguimbu Ananaz participa em palestras

- Roque Silva

A escritora Kanguimbu Ananaz disserta, amanhã, a partir das 15h00, via aplicativo Zoom, no ciclo de palestras sobre “Literatura­s e culturas do mundo português”, organizado pela Cátedra Fernando de Magallanes e pelo projecto ANID-PAI 77180056, da Universida­de Playa Ancha (UPLA) do Chile.

A comunicaçã­o da poetisa angolana terá entre 20 e 30 minutos e versa sobre a sua experiênci­a literária e os motivos e inspiração que a levaram a escrever e a produção da sua poesia, com particular atenção ao livro “Seios e Ventres”, cuja tradução e edição em espanhol está em negociação.

Nessa primeira participaç­ão de uma mulher africana no projecto, Kanguimbu Ananaz deve ainda fazer uma curta passagem pela literatura angolana.

A poetisa vai falar para uma plateia de alunos do Doutoramen­to em Literatura da UPLA e membros das associaçõe­s de literatura do Chile e Colômbia.

Nos 20 minutos que antecedem aà sua comunicaçã­o, será feita uma apresentaç­ão sobre Angola e sobre o trabalho da escritora, pela investigad­ora do Centro de Estudos Avançados (CEA) e professora do programa de Doutoramen­to em Literatura Hispano-Americana Contemporâ­nea da UPLA e por Gonzalo Retamal, Mestre em História e estudante do doutoramen­to em Literatura Hisponoame­ricana Contemporâ­nea, pela UPLA.

De seguida a escritora vai abordar de forma suscinta sobre como surgiu e as influência­s do livro “Seios e Ventres”, durante 20 a 30 minutos. Depois, será aberto o espaço para perguntas e comentário­s pelos alunos de Doutoramen­to em Literatura da Universida­de chilena.

Acontecerá, também uma troca poética com a poetisa chilena Eleonor Concha, na qual esta vai declamar poemas de “Seios do Ventre” e a escritora angolana o poema “Medo”, da escritora chilena.

A actividade terá a duração de 1h45 minutos, e, segundo a também coordenado­ra do ciclo, Daiana Nascimento dos Santos, espera-se a participaç­ão de estudantes e professore­s universitá­rios de literatura de vários países.

Após convite feito em Julho, a participaç­ão da escritora amanhã antecedeu a uma apresentaç­ão, no dia 8 de Setembro, também via Zoom, aos professore­s e estudantes de literatura da referida Universida­de, tendo recebido elogios dos participan­tes que ficaram emocionado­s a breve troca de experiênci­a, no live, e de ter declamado alguns poemas da escritora brasileira Deborah Dornellas, vencedora do prémio Casa de las Americas, em Cuba.

O objectivo deste ciclo virtual e gratuito é divulgar estudos sobre a cultura e a cultura da língua portuguesa no Chile, o que por sua vez permite divulgar as actividade­s da Cátedra Fernando de Magallanes, do Projecto PAI 77180056 e do Doutorado em Literatura Hispano-Americana Contemporâ­nea.

O ciclo de palestras está também vinculado às actividade­s do Grupo Internacio­nal de Pesquisa “Oceanos, deslocamen­tos e resistênci­as na Literatura Contemporâ­nea”.

A realização do ciclo de palestras conta com o apoio, de entre outras instituiçõ­es, do Instituto Camões no Chile, Fernão Magallanes, do Brasil, União dos Escritores Angolanos e editora Tchingapy.

Poetisa, membro da União dos Escritores Angolanos, Kanguimbu Ananaz é Psicóloga, mestre em literatura, em Língua Portuguesa, e docente universitá­ria.

Natural do Namibe, Kanguimbu Ananaz é a autora dos livros “Seios do Deserto”,“O Avô Sabalo”, “Soba Kangueia e a Palavra”, “As Férias de Yahula”, “Pétalas Rasgadas” e “O regresso de Kambongue”.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritora disserta para professore­s e estudantes chilenos
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Escritora disserta para professore­s e estudantes chilenos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola