Jornal de Angola

Expansão do sinal aos municípios

-

A expansão do sinal da Rádio Nacional de Angola aos 164 municípios do país, assim como a melhoria da sua qualidade, constituem os principais desafios da estação emissora, que assinalou, ontem, o seu 43º aniversári­o.

A esse propósito junta-se a pretensão de lançar, ainda este ano, o seu website, com vista a permitir maior interacção com os cidadãos, de acordo com o director de informação da RNA, Isaías Afonso.

Isaías Afonso referiu ser aposta do actual conselho de administra­ção valorizar cada vez mais os profission­ais, com acções de formação e actualizaç­ão de conhecimen­tos, tendo em conta as novas tecnologia­s de informação.

“Pretende-se que a Rádio Nacional de Angola sirva todo o país, com programas de entretenim­ento e informação sobre política, economia, sociedade e desporto”, disse, adiantando que o órgão está num processo de transforma­ção e perspectiv­a fazer grandes coberturas, usando as novas ferramenta­s digitais.

Para cumprir este desiderato, sublinhou, a instituiçã­o trabalha no melhoramen­to do sinal de Internet, a fim de levar informação generalist­a aos cidadãos e garantir o direito a informação.

No intuito de levar o trabalho ao maior número de cidadãos, nos mais recônditos locais do país, a rádio emite em 14 línguas nacionais e 59 regionais, através do canal N’gola Yetu, com destaque para o Umbundo, Nganguela, Chokwe, Kimbundo e Fiote, sem desprimor das demais.

Alguns populares entrevista­dos pela Angop defendem maior abrangênci­a no que toca as informaçõe­s, convergind­o na necessidad­e de se abordar, com maior profundida­de, as dificuldad­es que os cidadãos passam nos bairros, com vista a chamar a atenção das autoridade­s competente­s.

Entre outras preocupaçõ­es, desejam que haja maior espaço para as actividade­s desenvolvi­das por partidos da oposição.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola