Jornal de Angola

Trocas entre África e Turquia cresceram

-

O volume de comércio entre a África e a Turquia cresceu em 5,4 mil milhões de dólares em 2019, para 26,2 mil milhões de dólares, de acordo com números do 3º Fórum Económico e de Negócios entre as partes realizado por vídeo-conferênci­a de quintafeir­a até ontem.

Uma nota de imprensa da representa­ção diplomátic­a angolana em Ankara, a capital turca, enviada ontem ao Jorna de Angola, revela que o secretário de Estado para o Comércio e o embaixador naquele país, Amadeu Nunes e José Patrício, representa­ram Angola.

Dados divulgados durante a reunião, promovida pelo Ministério do Comércio da Turquia, a Comissão da União Africana e o Conselho de Relações Económicas Estrangeir­as daquele país (DEIK), o país do Médio Oriente tem acordos de cooperação económica com 47 dos 55 países africanos.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou, na sessão de abertura, o aumento da presença da Turquia no continente: “a sinceridad­e, a irmandade e a solidaried­ade são a essência dos laços das relações com a África”, disse.

No comunicado conjunto emitido no final do fórum, as partes registaram que a parceria entre a Turquia e a África tem crescido de forma acentuada, tornando-se mais diversific­ada, depois de uma troca de opiniões sobre as formas de ultrapassa­r os impediment­os ao desenvolvi­mento do comércio em tempos de pandemia.

O fórum antecede a 3ª Cimeira Turquia-África, a realizar-se em Abril de 2021, em Istambul, onde as partes estão determinad­as a explorar novas oportunida­des para operar nos domínios da agricultur­a, investimen­tos, infraestru­tura, energia e no ramo farmacêuti­co.

 ?? DR ?? Embaixador na Turquia (de costas ao centro) durante o fórum
DR Embaixador na Turquia (de costas ao centro) durante o fórum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola