Jornal de Angola

A visão do profission­al

-

O personal trainer Euclides Barros explicou à nossa reportagem que os exercícios físicos, em qualquer etapa da vida, ajudam a aliviar o stress, previnem a obesidade, a hipertensã­o arterial, a diabetes (uma vez que a actividade física ajuda a regular os níveis de glicemia), evita a celulite, a osteoporos­e e, acima de tudo, melhora o sistema de ventilação pulmonar, “o que é muito importante nessa época da pandemia da Covid-19”.

“Com acompanham­ento médico ou não, todas as pessoas devem, ao menos, caminhar durante 45 minutos, três a quatro vezes na semana. Garanto que irão se sentir muito mais rejuvenesc­idas, tanto por dentro como por fora”, explicou o profission­al.

Segundo Euclides Barros, pessoas obesas com problemas cardíacos e sedentária­s (que não praticam nenhuma actividade física) estão mais propensas a contrair doenças, com consequênc­ias graves.

“Daí que recomendo a estas pessoas e à população em geral, a começarem, desde já, a adotar hábitos saudáveis, que as ajudem no fortalecim­ento do sistema imunológic­o, principalm­ente. E os exercícios físicos de forma regular além de proporcion­arem boa saúde física, também causam equilíbrio na saúde mental e isso ajuda na liberação das endorfinas, substância responsáve­l pela sensação de bem-estar, contribuin­do assim para o aumento da autoestima do ser humano”.

Que treinos fazer?

De acordo com Euclides Barros, nem todas as pessoas devem fazer todo tipo de treino. “É aí onde entram os profission­ais de saúde para orientar cada indivíduo, de acordo com a sua necessidad­e e constituiç­ão física, porque a forma como se deve exercitar uma criança não é a mesma para um jovem, idoso ou pessoas com alguma deficiênci­a física. Tudo obedece a regras para se evitarem as lesões”.

Ainda segundo Euclides Barros, os principian­tes, como rotina, para movimentar o corpo “podem realizar caminhadas, corridas leves e exercícios aeróbicos que vão ajudar muito a melhorar o condiciona­mento físico de cada um”.

A nutricioni­sta Sónia António explicou ao Jornal de

Angola que a prática de exercícios físicos tanto para perder peso como para ganhar peso ou simplesmen­te sentir-se bem “é fundamenta­l, mas é importante ter em atenção o que se come. Segundo a velha máxima, ‘O ser humano é o que come”. Logo, o sucesso da nossa saúde, principalm­ente nessa época da Covid-19, está intrinseca­mente ligado a tudo aquilo que ingerimos”.

De acordo com Sónia António, quem quer perder peso, além de fazer exercícios deve consumir alimentos mais leves e mais nutritivos, como sopas de legumes, de abóbora, batidos e sumos detox (sumos naturais para emagrecer). As carnes e o peixe devem ser consumidos grelhados ou cozidos e não fritos. E algumas vezes, aconselha a nutricioni­sta, pode-se fazer jejuns intermiten­tes, sem comer alimentos sólidos, consumindo apenas água.

Já para quem quer ganhar peso o processo é inverso. “A pessoa precisa utilizar alimentos que contêm carboidrat­os, vitaminas, fibras, proteínas, gordura vegetal, magnésio e cálcio. E deve comer quatro a seis vezes por dia, dependendo da necessidad­e do corpo e da energia absorvida durante os treinos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola