Jornal de Angola

Palancas Negras e Mambas medem forças pela 20ª vez

Angola e Moçambique disputam esta tarde, em Portugal, jogo de preparação para as eliminatór­ias ao CAN dos Camarões´2022

- Paulo Caculo

As selecções de futebol de honras de Angola e Moçambique defrontam-se hoje pela vigésima vez no seu historial. O jogo marcado para as 17h30, no Estádio Municipal de Óbidos, em Rio Maior (Portugal), enquadra-se na preparação dos dois conjuntos, visando as eliminatór­ias de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer entre 9 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2022, nos Camarões.

Depois de frustrada a possibilid­ade de efectuar o primeiro amigável frente à Guiné-Bissau, por ausência de comprovati­vos de testes da Covid-19 do adversário, o selecciona­dor Pedro Gonçalves dispõe agora de nova oportunida­de para submeter o grupo de prováveis titulares à avaliação da qualidade individual e colectiva.

O ensaio diante dos Mambas deve servir, igualmente, como teste para o grupo provar que ostenta força colectiva e solidez competitiv­a, para encarar o embate frente à congénere da RD Congo sem sobressalt­os.

No que diz respeito ao “onze” provável, à baliza Hugo Marques ou Kadu, um deles, deve ser a opção. Diógenes e Jó Matuwila devem surgir descaídos nas laterais, ao passo que Lucoqui e Buatu podem ser os centrais.

Show e Lameira devem ser os médios recuperado­res, com o jogo de ambos a ser mais de contenção, embora, a jogar quase sempre curto para o centro, onde Ernesto Panzu pode assumir a função de “playmaker”, cuja missão é construir as jogadas ofensivas da Selecção.

Deve recair sobre a dupla (Show e Lameira) a responsabi­lidade de circular a bola e a missão de servir os dois alas, bem encostados aos flancos, nomeadamen­te Geraldo e Zito Luvumbo ou Mateus Galiano e Capita.

Desse modelo de posicionam­ento ofensivo (4x4x2), devem surgir bolas na área para Fábio Abreu e Gelson Dala (ou Vá) acertarem à baliza adversária.

Os avançados perfilam entre os potenciais candidatos a integrar o “onze”, mas persistem as dúvidas sobre como vai ser formada a dupla de ataque.

Pedro Gonçalves tem à disposição 26 jogadores. Tratase dos guarda-redes Kadú, Hugo Marques e António Dominique; os defesas Lucoqui, Buatu, Diógenes, Inácio Santos, Jonas Chimeno, Núrio Fortuna, Jó Matuwila e William Filipe; os médios Edgar André, Elliot, Show, Ernesto Panzu, Estrela, Mateus Galiano, Geraldo e Zito Luvumbo; e os avançados Fábio Abreu, Milson, Gelson Dala, Jerémie Bela, Capita, Vá eZito Luvumbo.

Histórico de jogos

Palancas Negras e Mambas jogaram pela última vez um amigável, há três anos, com vitória da Selecção moçambican­a por 2-0. Do histórico de jogos entre ambas as selecções, iniciado em 1980, com um empate (1-1), realce para as 12 vitórias conseguida­s por Angola, contra três derrotas e cinco empates, em 20 jogos.

 ??  ??
 ?? DR ?? Grupo às ordens do selecciona­dor nacional Pedro Gonçalves está pronto para o primeiro teste
DR Grupo às ordens do selecciona­dor nacional Pedro Gonçalves está pronto para o primeiro teste

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola