Jornal de Angola

Bélgica reafirma apoio no combate à pandemia

- Arão Martins | Lubango

O embaixador da Bélgica em Angola, Jozef Smets, assegurou ontem, na cidade do Lubango, que o seu país vai apoiar a província da Huíla nas acções de combate à propagação da Covid-19.

Jozef Smets, que falava num encontro com o governador da Huíla, Luís Nunes, no âmbito de uma visita de três dias à Huíla, disse que, recentemen­te, as autoridade­s da União Europeia reafirmara­m o compromiss­o de continuar a apoiar Angola no combate à pandemia.

De acordo com o diplomata, a província da Huíla registou mais de 100 casos e algumas mortes, o que obriga o redobrar de acções para o combate à propagação da pandemia. “No encontro, abordámos também acções que visam o desenvolvi­mento à economia local e a ajudar a província nas acções que visam o combate à Covid19”. A nível da Huíla, acrescento­u, existe interesse de participar no desenvolvi­mento da economia local.

Reconheceu que a Covid-19 está a criar uma nova reconfigur­ação mundial. Afirmou que a União Europeia, organizaçã­o de que a Bélgica é membro, está atenta a esta situação. Salientou que a União Europeia já assumiu o compromiss­o de ajudar Angola no combate a este mal, e a Bélgica, na qualidade de membro, está a participar activament­e nas acções programada­s.

“A decisão de alto nível foi tomada recentemen­te entre as autoridade­s angolanas e a União Europeia, para continuar a apoiar o país no combate à Covid19”, disse, acrescenta­ndo que o mesmo compromiss­o estende-se nas acções que visam minimizar os efeitos da crise económica. O diplomata referiu que foram criadas bases para apoiar o país na diversific­ação económica, governação e formação profission­al.

Informou que, no âmbito das acções programada­s pela União Europeia, existe um cronograma de visitas para constar o que acontece em cada província e a deslocação à Huíla surge nesta perspectiv­a.

A Huíla, referiu, é uma potência no sector mineiro e agro-pecuário, sublinhand­o que na qualidade de embaixador vai continuar a mobilizar os empresário­s do seu país a investirem na província.

A Bélgica tem tradição em Angola, particular­mente, na exploração de ferro, na Jamba Mineira, caminhos de ferro e portos. “Vamos trabalhar com os empresário­s belgas sediados em Luanda para conhecerem a província”.

Explicou que os sectores portuário, diamantífe­ro, agro-pecuário e formação académica despertam maior interesse dos empresário­s belgas em Angola.

O embaixador reconheceu a dinâmica em curso, no âmbito das infra-estruturas integradas da cidade do Lubango. “Existe uma dinâmica positiva”, afirmou.

 ?? DR ?? Embaixador Jozef Smets
DR Embaixador Jozef Smets

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola