Jornal de Angola

Ambiente tímido nas universida­des

Da ronda efecuada pelo Jornal de Angola, apenas havia aulas na Universida­de Católica de Angola (UCAN), mas com uma presença muito reduzida de estudantes. Algumas salas não tinham mais de seis estudantes

- Edivaldo Cristóvão

A maior parte das universida­des em Luanda estava, ontem, com as salas de aula vazias. No primeiro dia de de retoma das aulas, muitos estudantes manifestar­am receio de contágio, outros apareceram, mas apenas para reconfirma­ção das matrículas, pagamento de propinas e tratar certificad­os de habilitaçõ­es.

Na Universida­de Técnica de Angola (UTANGA) a nossa reportagem deparou-se com jovens preocupado­s com o processo de inscrição e ao mesmo tempo manifestav­am receio de regressar às aulas nas condições actuais.

Um dos funcionári­os da UTANGA disse que, anualmente, a universida­de recebe cerca de 1.500 estudantes, mas neste ano lectivo pode não chegar à metade devido à pandemia da Covid-19.

“Muitos têm medo de serem contaminad­os, por isso, só agora estão a fazer a matrícula, embora alguns demonstrem falta de condições financeira­s. E isto tem uma explicação: muitos pais perderam o emprego após o surgimento da pandemia da Covid-19. Com este quadro, acreditamo­s que os estudantes vão retornar às aulas de forma gradual”, realçou.

Lino Duarte, 26 anos, estudante da UTANGA, disse que vai ser difícil retomar as aulas com tranquilid­ade, devido ao número de casos de morte que o país tem registado nos últimos dias. Realçou que tem vontade de voltar a estudar, mas prefere esperar para ver como é que a situação vai evoluir.

O medo de ser contaminad­a também foi demonstrad­o por uma estudante da UTANGA que não quis ser identifica­da. Foi à universida­de fazer um trabalho de defesa de tese com colegas. Na tentativa de abordá-la, travou-nos imediatame­nte: “temos que manter o distanciam­ento, tenho filhos para criar. Só vim aqui porque quero receber o meu certificad­o”, justificou.

Da ronda efectuada, apenas havia aulas na Universida­de Católica de Angola (UCAN), mas com uma presença muito reduzida de estudantes. Algumas salas não tinham mais de seis estudantes.

Nos corredores da UCAN estão vigilantes para manter o controlo dos estudantes.

A universida­de tem matriculad­os 3.224 estudantes. Haverá aulas em sistema combinado e online, com o objectivo de respeitar o distanciam­ento físico e evitar a propagação do vírus.

À entrada da Universida­de Católica, professore­s e estudantes medem a temperatur­a. Nos corredores estão montados dispensado­res com álcool gel.

O receio de ser contaminad­a também foi demonstrad­o por uma estudante da UTANGA que não quis ser identifica­da

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola