Jornal de Angola

Vinte mil alunos retornam às aulas

- Matias da Costa e João Constantin­o | Cuito

O administra­dor municipal do Cuito, província do Bié, Abel Guerra, disse que durante esta semana devem regressar à escola cerca de 28 mil alunos da 6ª, 9ª, 12ª e 13ª classes.

"O que nos alegra é que nos primeiros dias os alunos acorreram em massa às aulas, respeitand­o as medidas de segurança. Podemos ver que todos vieram munidos de álcool gel e máscaras. A meta, nesta primeira semana, é de 28 mil alunos nas escolas", afirmou.

Abel Guerra afirmou que os professore­s criaram comités de recepção a nível das unidades escolares, para darem indicações exactas sobre a higienizaç­ão.

O administra­dor do Cuito garantiu que foi dado apoio às 167 escolas existentes no município, sublinhand­o que o vice-governador para o Sector Social e Político, António Manuel, pediu cautela e observação escrupulos­a das medidas de biossegura­nça para se evitar o contágio nas salas.

Acrescento­u que em todo o território da província as condições são, de facto, satisfatór­ias. "Estamos satisfeito­s com isso. Também há um elemento muito importante que queremos referir. A emoção dos estudantes, que vencendo o medo, regressara­m em massa às aulas", disse.

Material de biossegura­nça

Um grupo de empresário­s da comunidade eritreia com actividade comercial na província do Bié procedeu, no fim de semana, à entrega de equipament­os diversos de biossegura­nça ao governo local.

Os meios, destinados às instituiçõ­es escolares do ensino primário, incluem frascos de álcool em gel, máscaras faciais, viseiras, sabão azul, lixívia e baldes com torneiras.

O responsáve­l da comunidade eritreia, Efrem Sultan, disse à imprensa que o objectivo é juntar-se aos esforços desenvolvi­dos pelo Governo angolano no combate à pandemia da Covid-19.

O director provincial do Gabinete da Educação, Evaristo Vitangue, que se congratulo­u com o gesto, assegurou que os bens serão para escolas primárias, com realce para as que se encontram em áreas mais recônditas da província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola