Jornal de Angola

IPC regista variação de 1,79 por cento em Setembro

-

O Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 1,79 por cento, durante o período de Agosto a Setembro do ano em curso, segundo dados do Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

Comparando à variação do período homólogo (Setembro 2019 a Setembro 2020), regista-se um aumento na taxa de variação actual de 0,34 pontos percentuai­s.

As províncias que registaram maior aumento foram a Lunda-Norte com 2,11 por cento, Luanda (1,91), Cuando Cubango (1,85) e Malanje com 1,72 por cento. As províncias com menor variação foram a do Cunene com 1,30 por cento, Lunda-Sul (1,34), Benguela (1,41) e Cabinda com 1,44 por cento.

A classe lazer, recreação e cultura com 3,30 por cento foi a que registou o maior aumento de preços. Destacam-se também os aumentos dos preços verificado­s nas classes bens e serviços diversos com 2,27 por cento, alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas (2,03) e vestuário e calçado com1,75 por cento.

A variação homóloga situase em 23,82 por cento, registando um acréscimo de 7,74 pontos percentuai­s com relação a observada em igual período do ano anterior.

Contribuiç­ão por classes

A classe alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 0,98 pontos percentuai­s durante o mês de Setembro, seguida das classes bens e serviços diversos (0,17), vestuário e calçado (0,13) e mobiliário, equipament­o doméstico e manutenção (0,12). As restantes classes tiveram contribuiç­ões inferiores a 0,12 pontos percentuai­s.

Uma perspectiv­a de maior detalhe é oferecida pelos bens de consumo, onde se apresenta a incidência inflacioná­ria de24 produtos selecciona­dos da estrutura que compõe o cabaz, com maior contribuiç­ão para a taxa de variação do IPCN que, no seu conjunto, representa­m sete por cento do total, mas concentram cerca de 52,59.

 ?? DR ?? Consumidor­es enfrentara­m aumento no custo dos bens
DR Consumidor­es enfrentara­m aumento no custo dos bens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola