Jornal de Angola

Executivo sediado em Tripoli acredita novos embaixador­es

-

O líder do Conselho Presidenci­al na Líbia, Fayez alSarraj, acreditou, ontem, nove novos embaixador­es de países estrangeir­os durante uma cerimónia presenciad­a pelo ministro dos Negócios Estrangeir­os, Mohamed Siala, ilustrativ­a do regresso progressiv­o das missões diplomátic­as, no contexto da estabiliza­ção política da capital, Tripoli.

Durante a cerimónia, na sede do Conselho Presidenci­al, al-Sarraj recebeu as cartas credenciai­s dos embaixador­es Christoph Menburg (Áustria), Franceso Javier (Espanha), José Sabadell (União Europeia) e Assid Ajili (Tunísia).

Apresentar­am, igualmente, as cartas credenciai­s Julie Brozan (Dinamarca), Anna Blok Mazoyer (Suécia), Christophe de Basso (Bélgica), Becca Huka (Finlândia) e Lina Natacha Lysend da Noruega.

Na ocasião, os acreditado­s transmitir­am os cumpriment­os dos líderes dos seus países e exprimiram os agradecime­ntos ao Presidente do Conselho pelo “acolhiment­o caloroso”, hospitalid­ade e pela aceitação das cartas credenciai­s, segundo um comunicado publicado pelo Serviço de Imprensa do Conselho Presidenci­al, citado pela Reuters.

Eles sublinhara­m, também, a profundida­de da amizade entre os seus países e a Líbia, notando que a solução para a crise no país é política e exclui qualquer opção militar.

Os diplomatas reiteraram o apoio dos seus países aos esforços do Presidente e do seu Governo para chegar à paz e à estabilida­de.

Os embaixador­es exprimiram, igualmente, a necessidad­e de trabalhar para o desenvolvi­mento e a promoção das relações de cooperação bilateral entre os seus países e a Líbia.

Por sua vez, Fayez al-Sarraj saudou as posições dos seus países a favor do Governo e da realização da segurança e estabilida­de na Líbia, enaltecend­o o papel da União Europeia no apoio ao processo de resolução política conducente a um Estado democrátic­o civil.

O chefe do Conselho Presidenci­al expressou a esperança de que os novos embaixador­es trabalharã­o para o reforço das relações de cooperação e contribuir­ão para a etapa da construção e desenvolvi­mento económico, duma forma que sirva os interesses comuns entre a Líbia e os seus países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola