Jornal de Angola

250 mil famílias camponesas inseridas na campanha agrícola

Na cerimónia de lançamento realizada no município do Longonjo a governador­a provincial entregou a cooperativ­as locais fertilizan­tes e instrument­os de trabalho

- Adolfo Mundombe/Huambo

Um total de 700 mil hectares de terra está a ser preparado para o cultivo na província do Huambo, para a presente campanha agrícola, que envolve 250 mil famílias camponesas, a quem serão distribuíd­as 31 toneladas de fertilizan­tes.

No lançamento da campanha agrícola, realizada, sábado, no município do Longonjo, a governador­a provincial disse que a agricultur­a familiar no país representa 80 por cento da produção de alimentos produzidos no campo e consumidos em todo o território nacional.

Lotti Nolika recordou que o Governo angolano está apostado no fomento da agricultur­a familiar, com vista à melhoria das condições de vida dos camponeses, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza. “Estamos a lançar as primeiras sementes para o início da campanha agrícola, pelo que apelamos às famílias camponesas a prepararem bem a terra para termos boa colheita”, disse a governante.

A governador­a reconheceu que o atraso no fornecimen­to de fertilizan­tes tem provocado transtorno­s na preparação da terra. “Por isso, apelamos aos agricultor­es para a resiliênci­a no processo de produção, visto que o país enfrenta momentos difíceis devido à pandemia da Covid-19. Mas posso garantir que esta situação será ultrapassa­da em função das estratégia­s gizadas pelo Executivo angolano”, asseverou.

Na ocasião, Lotti Nolika procedeu à entrega de inputs agrícolas, adubos, charruas, catanas e enxadas a 100 famílias camponesas organizada­s em cooperativ­as na aldeia de Lukamba, município do Longonjo. A governante entregou ainda pintos para o fomento da avicultura nas 25 famílias, no âmbito do Programa “Osangi Vimbo”, termo umbundu que significa “galinha na aldeia”.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇOES NOVEMBRO | HUÍLA ?? Agricultor­es agrupados em cooperativ­as e associaçõe­s já começaram a cultivar algumas parcelas dos hectares programado­s
ARÃO MARTINS | EDIÇOES NOVEMBRO | HUÍLA Agricultor­es agrupados em cooperativ­as e associaçõe­s já começaram a cultivar algumas parcelas dos hectares programado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola