Jornal de Angola

192 novas infecções e 3 óbitos em 24 horas

O secretário de Estado garantiu que todas as medidas de saúde pública já foram accionadas pelo Gabinete Provincial de Saúde de Luanda para o controlo dos quatro casos

- Mazarino da Cunha

Dos mil alunos das classes de exame (6ª, 9ª, 12ª e 13ª classes) testados na semana passada em 10 escolas do município de Luanda, apenas quatro tiveram resultados positivos, informou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

No habitual encontro com jornalista­s, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia em Angola, Franco Mufinda disse que as quatro infecções representa­m uma taxa de 0,4 por cento dos mil alunos testados.

O secretário de Estado garantiu que todas as medidas de saúde pública já foram accionadas pelo Gabinete

Provincial de Saúde de Luanda para o controlo dos quatro casos.

Franco Mufinda apelou às famílias para procurarem as unidades sanitárias mais próximas em caso de sintomas como febre, tosse, dor de cabeça, irritação da garganta, perda de paladar e cheiro, dores articulare­s e musculares ou ainda diarreia.

De acordo com o secretário de Estado, a procura atempada de unidades sanitárias mais próximas ajudará os serviços de saúde a salvar vidas. “Vamos quebrar a vergonha e o medo para ajudar os profission­ais de saúde na luta contra a Covid-19”, sublinhou.

Relativame­nte à evolução epidemioló­gica, Franco Mufinda informou que Angola registou, nas últimas 24 horas, 192 novas infecções

De acordo com o secretário de Estado, a procura atempada de unidades sanitárias mais próximas ajudará os serviços de saúde a salvar vidas

por Covid-19, três óbitos e a recuperaçã­o de 17 pacientes. Dos casos anunciados ontem, 171 foram registados em Luanda, 12 no Cuanza-Sul, quatro no Bengo, dois em Benguela, um na Huíla e igual número nas províncias do Huambo e Uíge. Na capital do país, as infecções foram notificada­s nos municípios de Belas, Cacuaco, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Talatona, Viana e nos distritos urbanos da Maianga, Ingombota e Samba.De acordo com o secretário de Estado, os novos casos têm idades entre 10 e 77 anos, sendo 108 homens e 84 mulheres. Em relação às mortes, duas ocorreram em Benguela e uma na província de Luanda, todos do sexo masculino. Trata-se de cidadãos nacionais de 63, 65 e 69 anos.

Com estes dados, o país soma 6.680 casos confirmado­s, dos quais 222 óbitos, 2.761 recuperado­s e 3.697 activos. Deste número, 13 estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 19 em situação grave, 98 são considerad­os moderados, 440 têm sintomas leves e 3.697 assintomát­icos.

O secretário de Estado informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 591 doentes. Em quarentena institucio­nal estão 355 cidadãos e 4.071 sob investigaç­ão epidemioló­gica.

Franco Mufinda referiu que 18 pessoas que estavam em quarentena institucio­nal tiveram alta ontem, sendo 16 em Luanda e duas na província do Moxico. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 172 chamadas, todas relacionad­as a pedidos de informação sobre a pandemia da Covid-19.

No capítulo de laboratóri­o, nas últimas 24 horas foram processada­s 2.713 amostras, das quais 192 foram positivas. Desde o início da pandemia no país foram processada­s 120.869 amostras, sendo 6.680 positivas.

 ??  ??
 ?? M.MACHANGONG­O |EDIÇÕES NOVEMBRO ??
M.MACHANGONG­O |EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola