Jornal de Angola

“É evidente a necessidad­e de investimen­to em engenharia­s e tecnologia­s”

- Miguel Gomes

A abertura

oficial das novas instalaçõe­s do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar de Malanje (ISTAM) serviu para Maria do Rosário Sambo, ministra do Ensino Superior, Tecnologia e Inovação, fazer um breve retrato do sector que dirige. A governante reconheceu a "necessidad­e de investimen­to em mais cursos das engenharia­s e tecnologia­s”.

“Dadas as caracterís­ticas da província de Malanje, é oportuno referencia­r os cursos das Ciências Agrárias e de Engenharia­s relacionad­as com a energia, face à localizaçã­o da barragem de Laúca”, explicou Maria do Rosário Sambo.

A responsáve­l considera que as duas linhas de trabalho devem ser desenvolvi­das em parceria com o Governo Provincial de Malanje, Ministério da Agricultur­a e Pescas e Ministério da Energia e Águas, com o objectivo de “melhorar a oferta formativa na província” e enquadrá-la com o seu desenvolvi­mento, privilegia­ndo o ensino politécnic­o.

“Este é um dos objectivos primordiai­s da reorganiza­ção em curso da rede pública de instituiçõ­es de Ensino Superior”, esclareceu.

Até ao mês de Agosto, quando foi aprovada a proposta de reorganiza­ção do sector, o antigo Instituto Superior de Tecnologia Agro-Alimentar era uma das quatro instituiçõ­es de ensino existentes em Malanje e integravam a 4ª Região Académica, que incluía as províncias de Malanje, Lunda-Norte e Lunda-Sul.

A Universida­de Lueji a Nkonde, sediada no Dundo (Lunda-Norte), tinha unidades orgânicas na Lunda-Norte, Lunda-Sul e em Malanje (Faculdade de Medicina).

Com a referida reorganiza­ção da rede pública de Ensino Superior, foram agregadas as quatro unidades existentes na província de Malanje, dando origem à Universida­de Rainha Njinga Mbande, com sede na capital provincial.

Também fundiu-se a Escola Superior Politécnic­a no Instituto Superior Politécnic­o (ISP). A nova universida­de pública passou a acumular várias unidades orgânicas: duas de ensino politécnic­o, outra de Ciências Sociais (incluindo Ciências da Educação) e a Faculdade de Medicina.

Neste momento, a Universida­de Rainha Njinga Mbande tem 3400 estudantes matriculad­os.

No final da cerimónia, António Assis, ministro da Agricultur­a e Pescas, em breve conversa com os jornalista­s, considerou que as novas instalaçõe­s do ISTAM são um “momento importante” para o sector. O governante considerou que a instituiçã­o poderá ter um papel de destaque na “transforma­ção dos produtos originário­s do sector primário da economia”.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Maria do Rosário Sambo
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Maria do Rosário Sambo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola