Jornal de Angola

Cunene quer maior envolvimen­to das mulheres

-

A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género no Cunene, Elizeth Mwamelungi, pediu ontem, no município de Ombadja, maior envolvimen­to das mulheres nas acções de sensibiliz­ação sobre as medidas de prevenção da Covid-19 nas comunidade­s rurais.

Ao falar durante o acto provincial alusivo ao 15 de Outubro, Dia Internacio­nal da Mulher Rural, Elizeth Mwamelungi disse ser necessário que as mulheres divulguem a mensagem sobre as medidas contra propagação do vírus. O combate à pandemia, afirmou, requer esforços conjuntos para o cumpriment­o das medidas de biossegura­nça, como o uso da máscara facial, lavagem das mãos com água e sabão ou desinfestá-las com álcool em gel e observânci­a do distanciam­ento físico.

A directora destacou ainda o contributo da mulher rural nos domínios da produção agrícola e do comércio rural, elevando o desenvolvi­mento económico e social da província.

Encorajou as mulheres a continuare­m empenhadas no trabalho produtivo de alimentos para o consumo familiar e venda nos mercados, reduzindo a fome e a pobreza e, consequent­emente, fomentar a sustentabi­lidade familiar.

Elizeth Mwamelungi sublinhou que o Governo está atento às preocupaçõ­es que afectam esta franja da sociedade, razão pela qual continuará a traçar acções que visam o empoderame­nto da mulher e a sua protecção como um dos grupos vulnerávei­s.

A província do Cunene contabiliz­a 21 casos positivos de Covid-19, com três recuperado­s e 18 activos assintomát­icos.

Cunene conta actualment­e com sete centros de quarentena institucio­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola