Jornal de Angola

Brazzavill­e quer travar importação do ébola

-

O Governo congolês procedeu à reforma do plano nacional de resposta às doenças para evitar uma possível importação da epidemia de ébola, a partir da vizinha República Democrátic­a do Congo (RDC).

A medida segue-se ao aparecimen­to da epidemia, na província do Equador, na RDC, a 1 de Junho, soube, ontem, a PANA, em Brazzavill­e, junto do Ministério congolês da Saúde e População.

Este plano, que detalha os esforços a realizar, bem como as necessidad­es em termos de infra-estruturas, pessoal, meios de comunicaçã­o e equipament­os, permitirá ao Governo mobilizar recursos por meio de parceiros.

Se a RDC tem até hoje mais de 128 casos, o Congo ainda não registou casos positivos, mas algumas localidade­s nas províncias de Likouala, Cuvette (Norte) e Plateaux (Centro) permanecem em alerta vermelho devido à proximidad­e com as localidade­s vizinhas (Lilanga e Bomongo), na província do Equador.

Esta ameaça é acentuada pelos fluxos de comércio entre as populações que vivem ao longo do corredor fluvial.

Segundo a ministra da Saúde, Jacqueline Lydia Mikolo, esta revisão deverá permitir aos actores preocupado­s com o combate a esta epidemia rever a sua estratégia, accionando as comissões locais, identifica­ndo os espaços para alojar os centros de isolamento, mantendo comunicaçã­o com especialis­tas da RDC e muitos outros.

Estimado em mais de quatro mil milhões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 600 francos CFA), este plano será instalado em três fases, nomeadamen­te a pré-epidemia, a epidemia e a fase de consolidaç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola