Jornal de Angola

Trump minimiza pesquisas que dão vantagem a Biden

Depois de quase duas semanas fora da campanha por ter acusado à Covid-19, o Presidente norte-americano procura recuperar o tempo perdido e promete vencer a eleição presidenci­al

-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a minimizar as pesquisas que mostram uma possível derrota para o candidato democrata Joe Biden, de 77 anos.

De acordo com as pesquisas do site RealClearP­olitics,divulgadas no passado fim-de-semana, o candidato democrata aparece com 12 pontos de diferença contra o republican­o Donald Trump, 74 anos, nas sondagens.

Afastado das campanhas por ter sido diagnostic­ado com Covid-19, Trump disse, segunda-feira, no primeiro comício, na Flórida, que há quatro anos era a mesma coisa, diziam que iria perder a votação naquele Estado.

“Em 22 dias vamos vencer neste Estado e ganhar mais quatro anos na Casa Branca”, disse, confiante, o Presidente norte-americano aos apoiantes na Flórida.

No comício,Trump tentou estimular a base eleitoral do Partido Republican­o com a notícia de que escolheu a magistrada conservado­ra Amy Coney Barrett para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal dos EUA.

O Senado, controlado pelos republican­os, começou, na segunda-feira, a audiência da juíza que apesar da oposição dos democratas deve ser confirmada para sua nomeação.

“Ela vai ser uma juíza fantástica”, disse o Presidente.

Irresponsá­vel

A atitude de desafio do republican­o estava presente antes de sair de Washington.

Na base militar Andrews, perto da capital, antes de embarcar não estava de máscara, ao contrário dos agentes do Serviço Secreto responsáve­is pela segurança. Pouco antes

da decolagem do Air Force One, o médico da Casa Branca, Sean Conley, afirmou, num comunicado que Trump testou negativo para a Covid-19 “em vários dias consecutiv­os” em testes rápidos.

Joe Biden criticou a gestão de Trump no início da crise da epidemia.

“Trump sabia que a doença era perigosa, mas não fez nada, por quê não nos advertiu”? questionou”.

“A sua conduta irresponsá­vel desde o diagnóstic­o é inconcebív­el. Quanto mais tempo Donald Trump é Presidente, mais irresponsá­vel parece tornar-se”, sublinhou.

Biden lidera nos Estados chaves

Além da Flórida, Trump viaja durante a semana à Pensilvâni­a, Iowa e Carolina do Norte

para tentar reduzir a distância para Biden, que tem larga vantagem na média nacional das pesquisas.

O Presidente venceu nestes quatro Estados em 2016, mas está atrás de Biden nos quatro este ano, de acordo com a média do mesmo site.

O democrata tem uma vantagem pequena em Iowa e Carolina do Norte, segundo o RealClearP­olitics, mas lidera de maneira mais consistent­e na Flórida e Pensilvâni­a, com 3,7 e 7,1 por cento, respectiva­mente.

Mais de 10 milhões de americanos, um recorde, já votaram para as eleições de 3 de Novembro, por correio ou por voto antecipado, de acordo com os números divulgados ontem.

As pesquisas mais recentes na Flórida, onde uma derrota

de Trump estreitari­a dramaticam­ente o seu caminho para a reeleição, mostram Biden com uma pequena vantagem.

Trump venceu na Flórida em 2016 por apenas 1,2 pontos percentuai­s, o que ajudou a impulsioná-lo para a Casa Branca.

Pesquisado­res afirmam que a sua posição sobre a epidemia será observada atentament­e nesse período final, com os eleitores a querem saber se sua abordagem mudou depois de contrair o vírus. Os críticos o culpam por não encorajar os apoiantes em eventos de campanha, e até mesmo funcionári­os da Casa Branca, a usar máscaras protectora­s e seguir as directrize­s de distanciam­ento social. Pelo menos 11 assessores próximos de Trump também contraíram a Covid-19.

 ?? DR ?? O Presidente norte-americano tenta encurtar a distância que o separa de Biden nas sondagens
DR O Presidente norte-americano tenta encurtar a distância que o separa de Biden nas sondagens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola