Jornal de Angola

Tráfego reabre na via Caluquembe/Caconda

-

Sete dias após o desabament­o da passagem hidráulica entre os municípios de Caluquembe e Caconda, o tráfego rodoviário foi reposto segundafei­ra no troço, com a reparação da ponte, informou ontem a Angop.

Os trabalhos paliativos repuseram as anilhas que funcionam como condutas para as águas pluviais, assim como foi reforçado com entulhos o perfil da via, com vista as próximas chuvas, até que seja erguida uma ponte de construção definitiva.

A circulação entre o município de Caconda e o resto da província da Huíla, através de Caluquembe, tinha sido interrompi­da na semana passada , após a passagem hidráulica sobre o rio Yumbi ter sido arrastada pelas enxurradas.

Para o administra­dor de Caconda, Nandim Capenda, é urgente a construção de uma ponte definitiva na via. “A circulação de pessoas e bens já está a ser feita por intermédio da Estrada Nacional 354, mas defendemos a instalação de uma ponte definitiva no local, pois, é a terceira vez que a mesma passagem hidráulica é arrastada pela correnteza da água, pelo que não se descarta novo desabament­o”, disse ontem o responsáve­l à Angop.

O primeiro incidente registou-se em Fevereiro e o segundo em Abril deste ano. Por se tratar de uma Estrada Nacional, segundo o administra­dor, a responsabi­lidade das obras é do Ministério da Construção. O município de Caconda está situado a 236 quilómetro­s da cidade do Lubango e tem 201 mil e 414 habitantes. Actualment­e está ligado por estrada com a província do Huambo apenas através da comuna do Cuíma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola