Jornal de Angola

Registo civil no Bengo com apoio de militares

Objectivo das autoridade­s administra­tivas é chegar em regiões de difícil acesso e reduzir as enchentes que se verificam actualment­e no Siac e na Identifica­ção do Dande

-

Pelo menos cinquenta efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) serão integrados, a partir da próxima segunda-feira, nas 18 brigadas de registo civil e emissão de bilhetes de identidade existentes na província do Bengo.

A integração dos efectivos enquadra-se no memorando de entendimen­to entre o sector da Justiça e do Ministério da Defesa, para permitir às brigadas chegarem em regiões de difícil acesso.

Com vista a dotar os efectivos das FAA de ferramenta­s necessária­s para esta actividade, arrancou ontem, em Caxito, o seminário de capacitaçã­o sobre normas e procedimen­tos a observar no acto do registo de nascimento, com a participaç­ão de 50 oficiais da 70ª Brigada Militar de Infantaria Motorizada, do Vale do Paraíso, no Bengo.

Durante dois dias, os participan­tes vão aprender como lavrar um assento de nascimento, bem como as normas e procedimen­tos a observar no acto de registo de nascimento. Em declaraçõe­s à Angop, o delegado da Justiça no Bengo, Ambrósio Casal, disse que, durante a campanha, prevê-se emitir 127 mil bilhetes de identidade.

Lembrou que, no âmbito do programa de massificaç­ão do registo civil no Bengo, várias brigadas móveis e fixas estão instaladas nas comunidade­s, dando atenção especial às crianças.

Está também em curso o programa “Nascer com registo”, que está a ser implementa­do nas maternidad­es, em parceria com o Gabinete Provincial da Saúde.

Ambrósio Casal deu a conhecer que ainda este mês será instalado um novo posto de identifica­ção na localidade do Panguila, o que vai evitar que muitos utentes dessa região se dirijam a Caxito para obter documentos, bem como reduzir as enchentes que se verificam actualment­e no Siac e na Identifica­ção do Dande.

Por outro lado, revelou que na comuna da Barra do Dande foram detidos recentemen­te dois membros da comissão de moradores por cobrança ilegal para a obtenção de assento de nascimento, frisando que a justiça trabalha agora com as administra­ções municipais na sensibiliz­ação das comissões de moradores de forma a evitar essas práticas.

Desde o relançamen­to da campanha de massificaç­ão do registo civil e emissão do Bilhete de Identidade, em Novembro de 2019, foram registados na província do Bengo mais de 12 mil cidadãos.

Desde o relançamen­to da campanha de massificaç­ão do registo civil e emissão do Bilhete de Identidade, em Novembro de 2019, foram registados no Bengo mais de 12 mil cidadãos

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Atenção especial está a ser dada a crianças e adolescent­es que nunca tiveram documentos
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Atenção especial está a ser dada a crianças e adolescent­es que nunca tiveram documentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola