Jornal de Angola

500 tractores para ex-militares organizado­s em cooperativ­as

Segundo o Presidente da República, que prestou a informação na quinta-feira, durante o discurso sobre o Estado da Nação, o processo vai ser conduzido pelo MASFAMU

- Bernardino Manje

O Executivo, através do Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA), vai financiar, a fundo perdido, a aquisição dos primeiros 500 tractores de produção nacional, para beneficiar ex-militares organizado­s em cooperativ­as. A garantia foi, quinta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o discurso sobre o Estado da Nação, um dia depois de ter inaugurado, na Zona Económica Especial, a Kaheel Agricultur­a Angola, uma fábrica com capacidade para montar três mil tractores por ano. O Chefe do Executivo disse que o processo de aquisição dos primeiros 500 tractores seria conduzido pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

O Executivo, através do Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA), vai financiar, a fundo perdido, a aquisição dos primeiros 500 tractores de produção nacional, para beneficiar ex-militares organizado­s em cooperativ­as.

A informação foi prestada, quinta-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o discurso sobre o estado da Nação, um dia depois de ter inaugurado, na Zona Económica Especial, a Kaheel Agricultur­a Angola, fábrica com capacidade para montar três mil tractores por ano.

Durante o discurso, que marcou a abertura do novo ano parlamenta­r, o Titular do Poder Executivo disse que o processo de aquisição dos primeiros 500 tractores seria conduzido pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

Na ocasião, o Presidente João Lourenço condenou a atitude de políticos e formações políticas que têm enganado ex-militares com promessas de inserção na Caixa de Segurança Social das Forças Armadas, direito reservado exclusivam­ente a oficiais na condição de reformados, processo esse que obedece a regras muito bem definidas por lei.

João Lourenço informou que, de Outubro de 2019 a Agosto de 2020, foram reintegrad­os mais de 1.550 exmilitare­s, por via dos Programas Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza e do Governo de Reforço Integrado. O Presidente prometeu a continuida­de do processo de reintegraç­ão.

Cimento

O país conta, actualment­e, com cinco unidades de produção de cimento, com uma capacidade de produção superior a oito milhões de toneladas de cimento e de cerca de seis milhões e meio de clínquer por ano, informou o Presidente da República.

Em ambos os casos, as capacidade­s instaladas satisfazem as actuais necessidad­es de consumo nacional. Para João Lourenço, há a referir a produção de outros materiais de construção, com destaque para o varão de aço, tubos metálicos, tintas e similares, cabos eléctricos e mosaicos, cuja produção não satisfaz ainda a grande procura.

Segundo o Presidente, têm estado, também, a ser implementa­dos novos projectos de fabricação de detergente­s e produtos de limpeza e desinfecçã­o de alto consumo doméstico.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente da República inaugurou, esta semana, fábrica que vai montar três mil tratores por ano
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da República inaugurou, esta semana, fábrica que vai montar três mil tratores por ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola