Jornal de Angola

Emboscada do al-Shabab mata dez soldados no Sul

-

Pelo menos, dez soldados somalis morreram, ontem, numa emboscada montada pelo grupo extremista alShabab no Sul da Somália, afirmou um responsáve­l militar citado pela agência FrancePres­s (AFP).

De acordo com o coronel Mohamed Hassan, o ataque aconteceu numa aldeia próxima da cidade de Afgoye, a 30 quilómetro­s da capital somali, Mogadíscio. “Os soldados viajavam em dois veículos, quando foram emboscados perto de Afgoye. Mais de dez soldados foram mortos, incluindo o comandante”, disse o coronel, citado pela AFP.

O responsáve­l acrescento­u que outros soldados ficaram feridos, não tendo avançado qualquer número. O al-Shabab reivindico­u o ataque, numa declaração emitida pela organizaçã­o especializ­ada na monitoriza­ção de grupos ‘jihadistas’ SITE.

“Vinte e quatro elementos da milícia governamen­tal foram mortos, incluindo três oficiais e 32 ficaram feridos. Veículos militares foram destruídos e o equipament­o foi tomado”, refere o al-Shabab, citado pela AFP.

O al-Shabab, que faz uma guerra de guerrilha contra o Governo somali, desde 2008, tem como alvos militares em Mogadíscio e controla grande parte do Sul e do Centro do país.

O país encontra-se em estado de guerra e caos desde 1991, quando Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem um Governo eficaz e nas mãos de milícias islâmicas radicais, “senhores da guerra” e bandos de criminosos armados.

 ?? DR ?? Jihadistas têm frequentem­ente como alvos locais militares
DR Jihadistas têm frequentem­ente como alvos locais militares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola