Jornal de Angola

Alpha Condé no poder há 10 anos

-

Eleito em 2010, nas primeiras eleições democrátic­as guineenses e reeleito em 2015, Alpha Condé, de 82 anos, fez aprovar um referendo constituci­onal que lhe permite agora disputar um terceiro mandato consecutiv­o à Presidênci­a.

Alpha Condé apresenta-se como modernizad­or, que se opõe à excisão e aos casamentos forçados e “o candidato das mulheres e dos jovens”. Do percurso como líder do país, destaca a construção de barragens, revisão dos contratos de mineração e a reforma do Exército, durante um período em que o país atravessou a pior epidemia de ébola da História (2013-2016).

Nascido em Boké, Condé é de etnia mandinga, a segunda maior do país, partiu, com 15 anos para a França, onde se licenciou em Economia, Direito e Sociologia, tendo ensinado na

Universida­deSorbonne,emParis. Liderou movimentos de oposição ao regime de Ahmed Sékou Touré, o líder da Independên­cia do país, que o condenou à morte, à revelia, em 1970. Regressou ao país em 1991, sete anos após a morte de Sékou Touré.

Nas presidenci­ais de 1993 e 1998, que não foram considerad­as livres, Condé foi oficialmen­te creditado com 27 por cento dos votos. Foi preso após as eleições presidenci­ais de 1998 e condenado a cinco anos de prisão em 2000, mas, sob pressão internacio­nal, foi indultado em 2001. Permaneceu na oposição até 2010, quando foi, finalmente, eleito na segunda volta, depois de ter sido ultrapassa­do na primeira pelo ex-Primeiro-Ministro Cellou Dalein Diallo.

Em 2015, foi reeleito na primeira volta, muito à frente Diallo, o principal adversário, que vai enfrentar novamente amanhã.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola