Jornal de Angola

Actividade desportiva retoma hoje

O Ministério da Juventude e Desportos estará a trabalhar no processo e já terá identifica­do aqueles desportos a ser os primeiros a competir

- José de Mátis

A actividade desportiva no país retoma oficialmen­te hoje, depois da suspensão em Março último devido à propagação da Covid-19. A decisão saiu da última reunião da Comissão Multissect­orial, e se enquadra no plano da retoma paulatina do exercício vital, mas obedecendo às regras de biossegura­nça.

Ainda assim, não se pode dizer que a partir de hoje as associaçõe­s e federações já podem por sua conta e risco definir datas para reinício das competiçõe­s. Apesar da luz verde há ainda um conjunto de factores que devem ser revistos para que os recintos desportivo­s voltem a encher-se de vida e alegria.

A Comissão Multissect­orial tratou de definir a data de retoma da vida desportiva, porém, cabe ao Ministério da Juventude e Desportos regular os procedimen­tos. Ou seja, aquilo que deve ser feito a partir de agora para que este passo não venha resultar em situações pouco agradáveis para os próprios fazedores do desporto.

É sabido que no universo desportivo imperam várias disciplina­s, havendo as individuai­s e as colectivas. Por esta ordem é bem provável que os desportos individuai­s apareçam primeiro na ribalta, contrariam­ente aos colectivos, que envolvem maior risco de contagio e cuja retoma deve ser cautelosam­ente avaliada.

O Ministério da Juventude e Desportos, estará a trabalhar no processo, e já terá, certamente, identifica­do aqueles desportos a ser os primeiros a retomar a competição e outros que, pela sua especifici­dade, terão de aguardar mais algum tempo para poderem alegrar os seus aficionado­s.

Ainda assim, existe outro factor condiciona­nte, que apesar da autorizaçã­o, poderá contrariar os clubes, particular­mente estes, para aquilo que possam pretender: a obrigatori­edade do teste à Covid-19 antes dos treinos e dos jogos. O custo de cada teste pode desencoraj­ar à competição.

Seja como for, importante em meio a tudo isto, é que chegou-se à conclusão que a actividade desportiva deve regressar. Agora se este regresso implica outros quês e porquês é uma situação com que os agentes desportivo­s terão de saber lidar, pese o facto de se tratar de uma situação capaz de concorrer para a exclusão de muitos praticante­s.

Enfim, apesar do quadro epidemioló­gico no país continuar assustador, em face do crescente número de casos, não deixa de ser uma boa nova para os agentes desportivo­s saber que a partir de hoje, e em obediência as regras forem estabeleci­das, já podemos ter actividade desportiva.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vida desportiva no país volta à normalidad­e a partir de hoje
| EDIÇÕES NOVEMBRO Vida desportiva no país volta à normalidad­e a partir de hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola