Jornal de Angola

Clubes querem apoio para os testes à Covid-19

- Edvaldo Lemos

Os dirigentes dos clubes que militam nos campeonato­s nacionais, em diversas modalidade­s apelam o apoio do Governo nas despesas de teste à Covid-19 aos jogadores, com realce para o futebol, andebol, e basquetebo­l, modalidade­s que têm em vista compromiss­os internacio­nais .

Para o Petro de Luanda, Sidónio Malamba director para o futebol daquela agremiação, encara de perto as dificuldad­es nas despesas, uma vez que os tricolores além do quadrangul­ar que será disputado, estão ainda comprometi­dos com os compromiss­os internacio­nais, apelando daí que haja a mão do executivo.

“Se o governo não apoiar, indirectam­ente estará a nos dizer que não queremos desporto. As despesas com os teste são muito elevadas, estamos a falar de mais de 150 mil kwanzas nas clínicas privadas. Numa caravana temos no mínimo 30 pessoas. Podemos ser um clube grande, mas o apoio do Governo faz muita diferença” disse o dirigente petrolífer­o.

Nzolani Pedro vice presidente do Santa Rita de Cássia do Uige, lamentou o não pronunciam­ento das autoridade­s desportiva­s quanto ao apoio aos clubes na testagem dos jogadores e apelou aos jornalista­s a falarem mais sobre este assunto. “Estamos satisfeito­s com abertura dos jogos no dia 17, mas o assunto dos testes aos jogadores é muito preocupant­e, nós não temos condições. Seria bom se o Governo fizesse alguma coisa pelos clubes. Estamos a inverter as coisas. Também apelamos aos jornalista­s a falarem mais deste assunto” apelou.

Em Benguela, com duas equipas apuradas para o campeonato de futebol, o dirigente da Académica do Lobito Eduardo Esquerdinh­o acredita que mesmo se o fundo disponibil­izado pela FIFA, fosse investido todo nos testes dos jogadores, o Governo teria que fazer o seu papel de apoiar para que haja a prática desportiva no país.

“Na minha modesta opinião o governo deveria fazer o seu papel, mesmo com o apoio da FIFA, os clubes não têm condições para suportar os testes da Covid1-19. Temos tido dificuldad­es de pequenas coisas durante os jogos, imagina todas as semanas submeter os jogadores a testes”.

 ?? M. MACHANGNGO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Limitação financeira condiciona os clubes no que toca à testagem de atletas à Covid-19
M. MACHANGNGO | EDIÇÕES NOVEMBRO Limitação financeira condiciona os clubes no que toca à testagem de atletas à Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola