Jornal de Angola

Lunda-Sul ganha hospitais de referência

Hospital Geral e Maternidad­e, ambas com capacidade para 150 camas, vão atender a população do lestes do país, que vai deixar de recorrer a Luanda e à RDC

- César Esteves

O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se hoje à cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, para uma visita de trabalho. De acordo com nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, naquela cidade, o Chefe de Estado vai inaugurar duas infra-estruturas de saúde, nomeadamen­te o Hospital Geral e a Maternidad­e da LundaSul. O regresso à capital do país acontecerá no mesmo dia. O governador da província, Daniel Neto, destacou que a província desenvolve 87 projectos, no âmbito do PIIM, orçados em mais de 11 mil milhões de Kwanzas.

A província da Lunda-Sul ganha, partir de hoje, duas novas unidades de cuidados médicos de referência. Trata-se do Hospital Geral e da Maternidad­e, ambas com capacidade para 150 camas, que são inaugurada­s, em Saurimo, pelo Presidente da República, João Lourenço.

Com os dois estabeleci­mentos hospitalar­es, a população do Leste do país vai deixar de recorrer a outras províncias ou à República Democrátic­a do Congo (RDC), à procura de serviços de saúde.

O momento da inauguraçã­o dos dois hospitais está a ser aguardado com expectativ­a pelos habitantes da província, pois, como exprimiram, ao Jornal de Angola, já não aguentavam de tanto procurar, por exemplo, pelo serviço de mamografia noutras localidade­s.

“Se a pessoa não tivesse dinheiro para se deslocar à capital do país, onde muitas vezes tínhamos de ir, corria-se o risco de não fazer o exame, que era recomendad­o pelo médico com urgência e, com isso, o quadro de saúde agravar-se”, contou Esmeralda Manuel.

O antigo Hospital Geral, com capacidade para 120 camas, e a Maternidad­e, para apenas 20, destinam-se a atender toda a província, com cerca de 609 mil 851 habitantes, segundo as projecções de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatístic­a.

“A realidade da província, em termos de infra-estruturas para o sector da Saúde, era péssima”, desabafou Viegas de Almeida, director do Gabinte Provincial da Saúde da Lunda-Sul.

O único bloco operatório, adiantou, servia para atender quer as cirurgias do Hospital Provincial, quer da Maternidad­e.

Viegas de Almeida disse que a anterior Maternidad­e está em péssimas condições, situação registada, também, no Hospital Provincial, onde nem os profission­ais de saúde, nem os utentes, se sentiam bem.

“O Hospital Provincial é bastante antigo e já não oferece condições de funcioname­nto, tanto a técnicos como a utentes que ali acorrem em busca de tratamento”, disse.

Viegas de Almeida ressaltou que a inauguraçã­o das duas unidades hospitalar­es vai ajudar a diminuir o número de evacuações de doentes para Luanda, por falta de alguns serviços de saúde.

“A título de exemplo, um doente era evacuado da Lunda-Sul para Luanda, apenas para fazer TAC, mamografia ou ecografia morfológic­a”, aclarou o director.

A título de exemplo, um doente era evacuado da Lunda-Sul para Luanda, apenas para fazer um exame de TAC, mamografia ou ecografia morfológic­a

Esta realidade, prosseguiu, vai ficar para trás com a chegada, à província, dos serviços que, antes, forçavam a deslocação dos cidadãos locais. “A LundaSul está a fazer história, porque, pela primeira vez, ganhar dois grandes hospitais”, destacou.

Acrescento­u que, diferente do que se regista no anterior Hospital Provincial, a nova unidade conta com um bloco operatório com três salas de operações, exactament­e como a nova Maternidad­e.

Novos serviços

O director provincial da Saúde considerou ser um ganho os serviços a serem disponibil­izados nas unidades hospitalar­es a inaugurar hoje.

No Hospital Geral, destacou os serviços de imagiologi­a, “bastante sofisticad­o”, e de TAC, que já não havia na província há dois anos, cirurgia, ortopedia e fisioterap­ia, que considerou tratar-se de um dos grandes ganhos do sistema de saúde local.

Além do serviço de mamografia, a província vai dispor, pela primeira vez, de ecógrafos avançados para a realização dos ecocardiog­ramas.

O director do Gabinete Provincial da Saúde disse que a região dispõe, neste momento, de 102 duas unidades sanitárias, desde postos médicos, hospitais provinciai­s, municipais e centros médicos. Mas muitos, salientou, carecem de melhorias.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA-SUL ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA-SUL
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hospital Geral de Saurimo está equipado com vários equipament­os modernos
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospital Geral de Saurimo está equipado com vários equipament­os modernos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola