Jornal de Angola

Bruxelas garante vacinas a todos os Estados-membros

-

Comissão Europeia apresentou a estratégia de vacinação para a pandemia de Covid-19, garantindo que, quando esta estiver disponível, todos os Estados-membros terão acesso, num critério com base na população. O plano de distribuiç­ão da futura vacina da Covid-19 prevê que todos os Estados-membros a recebam ao mesmo tempo e com base no tamanho da população.

Na estratégia, Bruxelas prevê que cada país tenha serviços de vacinação com capacidade para a distribuiç­ão, incluindo recursos humanos, equipament­o médico, de protecção, de transporte e armazename­nto e facilite o acesso das vacinas à população alvo.

Os grupos prioritári­os para a vacinação também são definidos: trabalhado­res de estabeleci­mentos de saúde e de cuidados prolongado­s, pessoas com mais de 60 anos de idade, pessoas cujo estado de saúde as torne particular­mente em risco, trabalhado­res essenciais, pessoas que não podem distanciar-se socialment­e e grupos socioeconó­micos mais desfavorec­idos.

A Comissão Europeia prevê que as doses de vacinas sejam disponibil­izadas em quantidade­s limitadas numa primeira fase, antes de a produção arrancar em pleno.

O combate à pandemia de Covid-19 é um dos temas dominantes da agenda do Conselho Europeu, que se reúne hoje, em Bruxelas, com a presença do Primeiro-ministro de Portugal , António Costa.

O executivo comunitári­o está já a assegurar doses de vacinas de Covid-19 através de contratos com empresas farmacêuti­cas, em nome dos países da União Europeia.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola