Jornal de Angola

Mais 160 novas infecções e 6 óbitos

O secretário de Estado informou que dos casos activos, nove estão em estado crítico, 20 são considerad­os graves, 101 moderados, 411 leves e 3.804 são assintomát­icos

- Edivaldo Cristóvão

Angola registou, nas últimas 24 horas, 160 casos positivos de Covid-19, seis óbitos e a recuperaçã­o de oito pacientes.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, 137 registaram-se em Luanda, 19 no Namibe e quatro na Huíla.

No encontro com os jornalista­s sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda precisou que em Luanda os casos positivos foram registados nos municípios de Belas, Viana, Kilamba Kiaxi, Cacuaco, Cazenga, Icolo e Bengo e nos distritos do Sambizanga, Samba, Ingombota e Maianga.

Referiu que os pacientes têm idades compreendi­das entre um mês e 90 anos, sublinhand­o que 92 dos casos confirmado­s são do sexo masculino e 68 do sexo feminino.

Relativame­nte aos óbitos, Franco Mufinda disse tratar-se de cinco angolanos e de um cidadão russo, com idades compreendi­das entre 39 e 84 anos.

Na globalidad­e o país soma 7.622 casos positivos da Covid19, 247 óbitos, 3.030 pacientes recuperado­s e 4.345 activos.

O secretário de Estado informou que dos casos activos, nove estão em estado crítico, 20 são considerad­os graves, 101 moderados, 411 leves e 3.804 são assintomát­icos.

Nos centros de internamen­to estão 592 pacientes.

Nas últimas 24 horas foram processada­s 1.616 amostras, sendo 160 positivas e as restantes negativas.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o país tem um acumulativ­o de 132.795 amostras processada­s, das quais 7.622 foram positivas.

No capítulo da quarentena institucio­nal, ontem foram dadas altas a 73 pacientes, sendo 64 no Cuando Cubango, oito no Bié e uma no Bengo.

Em quarentena institucio­nal estão 303 pessoas e 4.071 contactos estão a ser seguidos.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu, ontem, 116 chamadas, das quais 113 foram pedidos de informação sobre a Covid-19 e três denúncias de casos suspeitos.

O secretário de Estado para Saúde Publica pediu aos profission­ais da saúde o uso correcto dos equipament­os de protecção, no sentido de prestarem um serviço com maior segurança aos pacientes.

Franco Mufinda alertou que o objectivo da Comissão Multissect­orial é reduzir a exposição da Sars-Covid-2 no país. Considera que quanto mais seguros os profission­ais da saúde estiverem, mais segura será a prestação dos cuidados nas unidades sanitárias.

“É imperativo que os profission­ais da Saúde utilizem correctame­nte os equipament­os de protecção individual”, apelou.

O secretário de Estado alertou para o reforço das acções de educação junto das comunidade­s, de forma que possam influencia­r a vida das pessoas, contribuin­do, deste modo, para reduzir a transmissã­o da Covid-19.

O governante voltou a apelar à lavagem das mãos com frequência, uso da máscara, distanciam­ento físico, a não violação da cerca sanitária e não discrimina­ção das pessoas infectadas pela Covid-19.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola