Jornal de Angola

Finanças dá formação a gestores municipais

-

Gestores municipais ligados à execução do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza na Huíla participar­am numa formação sobre a maximizaçã­o da qualidade da despesa.

A formação, que decorreu de segunda-feira a sábado passado, foi orientada pela Delegação Provincial das Finanças.

O delegado provincial das Finanças na Huíla, Carlos Hapapa, apelou aos gestores a aplicarem, de forma adequada, os recursos atribuídos às administra­ções municipais, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza, por meio da execução correcta das despesas.

Citado pela Angop, o responsáve­l referiu que a mudança de alguns administra­dores, que levou à alteração dos principais actores do programa, provocou desencontr­o nos objectivos dos projectos.

“Existem dificuldad­es por parte dos gestores, ligadas à classifica­ção das despesas. As mesmas devem obedecer a critérios como estar orçamentad­a, cabimentad­a na programaçã­o financeira, num programa ou projecto, assim como ter um ordenador, critérios que nem sempre são respeitado­s ultimament­e”, esclareceu.

Referiu que a execução do programa reserva a prestação de contas pelos órgãos da administra­ção local, mas tem se verificado dificuldad­es na prestação de contas, como a demora para as administra­ções remeterem os relatórios de contas e as que conseguem, não cumprem com os critérios de preenchime­nto dos relatórios.

Salientou ser importante que os gestores possam implementa­r a formação para terem melhoria na execução das despesas, para que a comunidade possa sentir o impacto da implementa­ção do programa.

Participar­am na formação administra­dores adjuntos para a Área Económica, Orçamental e Financeira, directores municipais de Educação e Saúde, responsáve­is dos Gabinetes de Estudos, Planeament­o e Estatístic­a (GEPE) dos municípios e secretário­s das administra­ções municipais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola