Jornal de Angola

Cumpriment­o das medidas é a melhor solução

-

De acordo com o porta-voz da Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19 e director do Gabinete da Saúde, João Miguel Paulo, que falava recentemen­te à imprensa, em Mbanza Kongo, a exiguidade de material tem inviabiliz­ado a realização de testagem em massa na região. Apesar da escassez de material, o responsáve­l anunciou a realização, nos próximos dias, de testes aleatórios nos seis municípios da província, com o objectivo de obter indicadore­s sobre a situação epidemioló­gica.

Igrejas, mercados e outros locais de aglomeraçã­o de pessoas serão tidos como prioritári­os. Para João Miguel Paulo, o cumpriment­o das medidas

de biossegura­nça, protecção individual e colectiva continua a ser a melhor solução, para evitar o contágio. Em Setembro, a província do Zaire recebeu do Ministério da Saúde 1500 testes serológico­s e 600 zaragatoas para aumentar de capacidade de testagem, a pois de ter recebido em Julho o primeiro lote de mil testes rápidos.

O director do Gabinete Provincial da Saúde manifestou­se preocupado com o comportame­nto de muitos cidadãos na região, que continuam a

usar incorrecta­mente a máscara facial, na via pública, mercados e noutros aglomerado­s.

João Miguel Paulo prometeu o reforço das campanhas de sensibiliz­ação da população para o cumpriment­o rigoroso das medidas de protecção individual e colectiva. Para o efeito, disse contar com o apoio dos órgãos de comunicaçã­o social. Apesar do quadro epidemioló­gico, tendencial­mente evolutivo, João Miguel Paulo assegurou que a situação está sob o controlo das autoridade­s sanitárias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola