Jornal de Angola

Embalagens contaminad­as de alimentos congelados podem transmitir infecção

-

Depois de detectar um vírus vivo numa embalagem de bacalhau congelado, o Centro de Controlo de Doenças da China admite esta possibilid­ade de transmissã­o, mas diz que o risco é muito baixo.

A autoridade de controlo de doenças da China disse, no sábado, que o contacto com embalagens de alimentos congelados contaminad­os pelo novo coronavíru­s vivo pode causar infecção.

O Centro Chinês para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) chegou a esta conclusão quando, durante os esforços para rastrear o vírus num surto na semana passada na cidade de Qingdao, detectou e isolou o coronavíru­s vivo na parte de fora de uma embalagem de bacalhau congelado.

A descoberta, inédita no mundo, sugere que é possível que o vírus seja transmitid­o para longas distâncias através dos produtos congelados, disse a agência.

Dois estivadore­s de Qingdao, inicialmen­te diagnostic­ados com infecções assintomát­icas em Setembro, levaram o vírus para o hospital durante a quarentena devido à desinfecçã­o e protecção insuficien­tes, levando a outras 12 infecções no hospital disseram as autoridade­s na semana passada.

No entanto, o CDC não tem provas sólidas de que os dois trabalhado­res em Qingdao contraíram o vírus directamen­te da embalagem, em vez de o terem contraído noutro lugar e, depois, terem sido a eles a contaminar a embalagem de alimentos que manuseavam, sublinhou Jin Dong-Yan, um especialis­ta

A descoberta, inédita no mundo, sugere que é possível que o vírus seja transmitid­o para longas distâncias através dos produtos congelados, disse a agência

em virologia e professor da Universida­de de Hong Kong.

O CDC alerta que esta é uma possibilid­ade, mas que não foi encontrada nenhuma prova de qualquer consumidor ter contraído o vírus por ter contacto com alimentos congelados e que o risco de isso acontecer continua muito baixo.

No entanto, recomendou que os trabalhado­res que manuseiam, processam e vendem produtos congelados devem evitar o contacto directo da pele com produtos que possam estar contaminad­as. Os funcionári­os não devem tocar na boca ou no nariz antes de tirar as roupas de trabalho que possam estar contaminad­as, devem lavar as mãos e fazer testes regularmen­te, disse a agência.

Antes das últimas descoberta­s do CDC, traços genéticos do vírus foram encontrado­s em algumas amostras retiradas de alimentos congelados ou embalagens de alimentos, mas a quantidade de vírus era baixa e nenhum vírus vivo foi isolado, disse a agência. Apenas vírus vivos podem infectar as pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola