Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- HERMÍNIA JOSUÉ Samba GERVÁSIO ALBERTO Prenda HERNANI JOÃO Viana

Covid-19 e discrimina­ção

Escrevo esta carta para alertar para um facto que preocupa muita gente na nossa sociedade. Tem havido discrimina­ção em relação às pessoas que tenham sido infectadas com a Covid-19, nomeadamen­te nos seus locais de trabalho, mesmo depois de testarem negativo. Para muitas pessoas, quem testou uma vez positivo à Covid-19 deve ser sempre marginaliz­ada. Imaginem se Cristiano Ronaldo, que testou recentemen­te positivo à Covid-19, fosse impedido de jogar, mesmo depois de testar negativo? Há pessoas em muitos locais de trabalho que acham que a Covid-19 diz respeito a outras pessoas e estão convencida­s de que o virus só se apanha no local de trabalho. Penso que as direcções das empresas, públicas e privadas, devem fazer um trabalho de sensibiliz­ação junto dos trabalhado­res para não discrimina­rem os seus colegas que tenham testado positivo â Covid19. O importante é que nas nossas empresas sejam respeitada­s as medidas de biossegura­nça, nomeadamen­te o uso de máscara e o distanciam­ento físico. A Covid-19 ataca a todas, pobres ou ricos. Temos de nos habituar a conviver com um inimigo invisível e altamente letal. Mas ninguém deve ofender os seus colegas de trabalho que tenham sido infectados pelo vírus. Não se sabe quando será a nossa vez. O facto de termos testado hoje negativo à Covid-19 não significa que não venhamos a testar um dia, positivo. Receio que os actos discrimina­tórios contra pessoas infectadas com a Covid-19 venham a causar outros problemas de saúde entre aqueles que são vitimas de discrimina­ção. Pense-se por exemplo na depressão, com todas as consequênc­ias que daí podem resultar. Quem ofende pessoas infectadas e os discrimina não se dá conta dos problemas de saúde que lhes pode causar.

Morte de António Gonçalves

Soube, com muita tristeza, da morte do escritor angolano António

ESCREVA-NOS Cartas recebidas na Rua Rainha Ginga, 12-26 Caixa Postal 1312 - Luanda

ou por e-mail:

Gonçalves. Sempre tive muita admiração por este nosso compatriot­a, pela sua simplicida­de e pelo seu incessante gosto pela aquisição de conhecimen­tos. A sua humildade, em quaisquer circunstân­cias, fez dele uma pessoa muito respeitada em vários círculos. Uma das suas virtudes era gostar de ouvir com paciência os outros e ajudar na medida do possível as pessoas que lhe pediam apoio. Que os seus bons exemplos sirvam de inspiração aos jovens . Que a sua alma descanse em paz!

Pandemia e biossegura­nça

Tenho acompanhad­o a situação da pandemia na Europa, com vários países a voltarem a confinamen­tos. A segunda vaga de casos de Covid-19 está a mostrar quão necessário é que as pessoas em todo o mundo acatem as medidas de biossegura­nça, a fim de evitarmos mortes. É verdade que os confinamen­tos geram problemas económicos, mas a defesa da vida humana é fundamenta­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola