Jornal de Angola

Aumentam pedidos de financiame­nto

- Ana Paulo

O Programa de Apoio ao Crédito (PAC) registou, até a mais recente actualizaç­ão do Ministério da Economia e Planeament­o, feita na última terça-feira, em Luanda, cerca de 5.058 pedidos, mais 146 do que na semana anterior, dos quais 2.740 reuniram os requisitos estabeleci­dos e encontram-se activos.

Deste número, um montante de 1.302 estão na fase de constituiç­ão do dossier de crédito, representa­ndo cerca de 48 por cento dos projectos activos. Encontram-se em negociação na banca mais de 198 projectos, conforme dados avançados pelo secretário de Estado para o Planeament­o.

Milton Reis disse que os produtos que mais procuraram financiame­nto na banca e cujos promotores pretendem investir continuam a ser o milho com 227 intenções, feijão com 179, mandioca com 131, tomate com 126 e batata rena com 94. Destes, cerca de 112, mais 88 que na semana passada, avançaram para negociação.

Os respectivo­s promotores estão distribuíd­os nas províncias do Bengo, Bié, Cabinda, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Lunda-Norte e Uíge.

Para o secretário de Estado para o Planeament­o, o aumento de 88 novos pedidos é justificad­o pela entrada no Banco de Desenvolvi­mento Angolano (BDA) dos dossiers de crédito de 75 cooperativ­as, permitindo assim o início do processo de apoio ao crédito a 306 cooperativ­as selecciona­das a nível nacional.

Certidão de não devedor

O processo de emissão da certidão de não devedor do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) foi descentral­izado, dando competênci­a aos serviços provinciai­s. Estes mesmos serviços provinciai­s podem emitir três tipos de certidões, nomeadamen­te, para as empresas não devedoras, empresas devedoras e para as empresas novas sem registo de trabalhado­res.

A transferên­cia de emissão foi decidida no âmbito do Projecto de Melhoria do Ambiente de Negócios e Concorrênc­ia (PMANC). Com esta mudança, segundo o secretário de Estado para o Planeament­o, as certidões passam a ser emitidas de forma mais célere, trazendo ganhos na componente de melhoria do ambiente de negócios, uma vez que a sua emissão estava centraliza­da em Luanda e o envio às restantes províncias era feito através dos serviços de correios.

No âmbito das feiras provinciai­s, a de Benguela, realizada nos dias 5 e 6 deste mês, permitiu transaccio­nar um montante de 64 milhões de kwanzas.

Milton Reis disse que o evento contou com a participaç­ão de 35 expositore­s de quatro municípios e três operadores de comércio e distribuiç­ão, que beneficiar­am de financiame­nto, no âmbito das Medidas de Alívio Económico. Na feira, foram celebrados dois contratos de compra futura.

De acordo com a calendariz­ação do MEP e parceiros, faltam realizar-se as feiras dos municípios de Pango Aluquém, Dembos, Bula Atumba, Dande e Ambriz, todos na província do Bengo, ainda neste mês de Outubro.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado para o Planeament­o, Milton Reis
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado para o Planeament­o, Milton Reis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola