Jornal de Angola

Bodiva negoceia 56,7 mil milhões em 15 dias

-

Os negócios da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), nos primeiros 15 dias do mês de Outubro, movimentar­am 56,7 mil milhões de kwanzas.

Entre os bancos operadores deste segmento, o BFA concentrou 63,2 por cento das operações, sendo que as maturidade­s de 2020 foram as mais procuradas pelos investidor­es, de acordo com o Dashboard publicado na página de Internet da entidade.

No início deste mês, de acordo com o director do Gabinete de Estudo e Estatístic­a, Vasco Januário, o grau de participaç­ão de investidor­es particular­es na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) passou de 14,70 por cento em 2019, para 15,09 até Agosto deste ano.

O grosso de participaç­ão neste mercado de valores mobiliário­s é ocupado por 26 instituiçõ­es financeira­s que operam no mercado angolano.

Este indicador, segundo Vasco Januário, permite à Comissão de Mercados de Capitais (CMC) acompanhar a participaç­ão das famílias e particular­es no próprio mercado.

Estes dados, referiu, servem agora de desafio para CMC que vai precisar avaliar as melhores métricas para apurar o grau de literacia financeira no País, em coordenaçã­o com o Banco Nacional de Angola (BNA).

Outro indicador positivo do mercado de capitais, apresentad­o esta segunda-feira pela CMC no webinar sobre “Finanças para Todos", é o aumento dos níveis de acesso à conta da Central de Valores Mobiliário­s de Angola (CEVAMA), que passou de seis mil e 900 contas em 2018, para14mile­500atéSete­mbro deste ano de 2020.

 ?? DR ?? Bolsa de Valores pronta para venda de acções
DR Bolsa de Valores pronta para venda de acções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola