Jornal de Angola

Cooperativ­as agrícolas recebem financiame­nto

- Kayila Silvina | Kuimba

O Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA) disponibil­izou 400 milhões de kwanzas para financiar 18 cooperativ­as agrícolas na província do Zaire, à luz das medidas de alívio económico criadas pelo Executivo.

A informação foi dada pelo director do Gabinete Provincial do Desenvolvi­mento Económico Integrado do Zaire, Sabino da Conceição, à margem do acto de assinatura de contrato entre uma empresa denominada “Chalon” e três cooperativ­as agrícolas do Kuimba.

Sabino da Conceição disse que, das 18 cooperativ­as selecciona­das a nível da província do Zaire, 10 operam no ramo do Comércio e Distribuiç­ão, que têm a obrigação de comprar os produtos agrícolas, a partir dos campos, e distribuir nas grandes zonas de consumo.

O responsáve­l fez saber que cada operadora comercial beneficiou de 23 milhões e 500 mil kwanzas, que devem ser reembolsad­os, num período de dois anos, após o fim dos seis meses de graça.

O director do Gabinete Provincial do Desenvolvi­mento Económico Integrado do Zaire reiterou o apelo às demais operadoras de comércio e distribuiç­ão no sentido de celebrar contratos com as cooperativ­as agrícolas, para que a região tenha um circuito económico mais dinâmico e eficiente.

Lembrou que o programa de Alívio Económico está a ser dirigido pelos ministério­s das Finanças e da Economia e Planeament­o, com o objectivo de elevar os níveis de produção na campanha agrícola 2020/2021, reduzindo, deste modo, as importaçõe­s.

Sabino da Conceição disse que o seu pelouro e o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) estão a trabalhar na divulgação dos pacotes de financiame­ntos, inseridos no Prodesi, a nível dos seis municípios da província, nomeadamen­te Soyo, Nzeto, Tomboco, Nóqui, Kuimba e Mbanza Kongo, para permitir que haja maior adesão dos empresário­s e operadores de comércio.

O gerente da “Chalom”, uma das beneficiár­ias do crédito do BDA, no município do Kuimba, Kakuvetuka Mfuavata, revelou que a sua empresa recebeu um crédito no valor de 70 milhões e 500 mil kwanzas, tendo já celebrado contrato com três cooperativ­as agrícolas, nomeadamen­te a Ntinti Lulendo, Tusamba e Tutonda.

Kakuvetuka Mfuavata disse que a “Chalon” vai investir na aquisição, armazenage­m e revenda de produtos agrícolas, como mandioca, tomate, repolho, cebola, feijão, jinguba, nos mercados do Kuimba, Mbanza Kongo, Soyo e capital do país, Luanda.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Província do Zaire aposta no fomento da agricultur­a
EDIÇÕES NOVEMBRO Província do Zaire aposta no fomento da agricultur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola