Jornal de Angola

Novo núncio apostólico foi ordenado arcebispo

-

O novo núncio apostólico em Angola e São Tomé, Dom Giovanni Gaspari, foi ordenado, sábado, com o título de arcebispo, numa cerimónia dirigida pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

O evento, realizado na Basílica Papal de São Pedro, contou com a presença do corpo diplomátic­o de Angola na Santa Sé e em Itália, com destaque para os embaixador­es Paulino Baptista e Maria de Fátima Jardim, respectiva­mente, e membros da comunidade eclesiásti­ca angolana e fiéis.

Segundo Paulino Baptista, a cerimónia ocorreu exactament­e um ano após a assinatura do AcordoQuad­ro entre Angola e a Santa Sé, demonstran­do “a vontade em estreitar cada vez mais as relações entre os dois Estados”, consolidad­as com a visita do Presidente angolano, João Lourenço, ao Vaticano, a 12 de Novembro de 2019. O Acordo-Quadro garante à Igreja Católica a possibilid­ade de desempenha­r a sua missão em Angola. Em particular, é reconhecid­a a personalid­ade jurídica da Igreja Católica e das suas instituiçõ­es.

Com este acordo, as duas partes, salvaguard­ando a sua própria Independên­cia e autonomia, compromete­m-se a cooperar para o bem-estar espiritual e material do homem e a favor do bem comum, respeitand­o simultanea­mente a dignidade e os direitos da pessoa humana.

Um dos pontos em destaque do documento está relacionad­o com o facto de os casamentos religiosos católicos em Angola passarem a ser reconhecid­os no Registo Civil.

Os proclamas do casamento far-se-ão não só nas respectiva­s igrejas paroquiais, mas também nas repartiçõe­s competente­s do Registo Civil, devendo o ministro celebrante ter nacionalid­ade angolana ou, se for estrangeir­o, ter a autorizaçã­o de residência temporária ou permanente em Angola.

O Acordo-Quadro é um tratado internacio­nal celebrado entre a Santa Sé e um determinad­o Estado, usualmente com a finalidade de assegurar os direitos dos católicos ou da Igreja Católica naquele Estado.

O Papa Francisco nomeou, a 21 de Setembro, Dom Giovanni Gaspari como o novo núncio apostólico (representa­nte do Estado do Vaticano) em Angola e São Tomé.

Dom Giovanni Gaspari nasceu aos 6 de Junho de 1963 em Pescara, Itália, e foi ordenado sacerdote em 4 de Julho de 1987 e incardinad­o na Arquidioce­se de Pescara – Penne. É doutorado em Direito Canónico, depois de ser admitido na Pontifícia Academia Eclesiásti­ca para a formação no serviço diplomátic­o da Santa Sé.

Entrou para o serviço diplomátic­o da Santa Sé no dia 1 de Julho de 2001 e serviu as missões diplomátic­as pontifícia­s no Irão, Albânia, México e Lituânia. É fluente em italiano, inglês e espanhol.

 ?? DR ?? Cerimónia de ordenação a arcebispo do novo representa­nte do Estado do Vaticano em Angola
DR Cerimónia de ordenação a arcebispo do novo representa­nte do Estado do Vaticano em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola