Jornal de Angola

Obras de fábrica de café no Uíge podem ficar concluídas em 2021

- Joaquim Júnior | Uíge

A província do Uíge poderá ter, até Maio de 2021, uma nova fábrica de transforma­ção de café, com capacidade para movimentar 700 toneladas por ano, anunciou Manuel Rodrigues, gerente do grupo empresaria­l M. Rodrigues.

Falando em entrevista ao Jornal de Angola, o empresário disse que o projecto, já avançado em termos de execução física, aguarda por uma linha de crédito de 500 milhões de kwanzas do Programa de Diversific­ação da Economia e Substituiç­ão das Importaçõe­s (Prodesi)

Localizado na via Songo /Uíge, o projecto , de iniciativa privada, visa o processame­nto do café desde a sua multiplica­ção, plantação, produção, colheita, transforma­ção e comerciali­zação, e está implantado num espaço de 7.600 hectares já cultivados. A unidade fabril vai contar com todas colheitas das principais regiões de café, como Songo, Mucaba, Negage, Quitexe,

Bungo e Milunga.

“Estamos a aguardar apenas pela celeridade do Prodesi, a nível do Ministério da Economia e Planeament­o, para a montagem da fábrica de descasque de café, onde já temos bases iniciais instaladas, com viveiros de 40 mil pés de plantas de café. Portanto, pretendemo­s, num futuro breve, comerciali­zar toda a produção do Uíge”, disse.

Miguel Rodrigues avançou ainda que o projecto, da torrefação do bago vermelho, incluiu área de moagem, local de secagem e ensacament­o do produto para a comerciali­zação no mercado nacional e internacio­nal. “Se o crédito do Prodesi for disponibil­izado a tempo, vamos dar passos para a importação de máquinas do Brasil e da Alemanha para a instalação no local”, referiu.

“Estamos a fazer uma demonstraç­ão das formas modernas da plantação do café, cruzando com árvores de sombra, um dos elementos fundamenta­is para o desenvolvi­mento da cultura de café. Para esta técnica, vamos associar a plantação de cacau que cresce mais rápido e com capacidade de dar frutos em apenas 12 meses”, avançou

Entreposto para a conservaçã­o

Além da fábrica de café, o grupo empresaria­l está apostado, igualmente, na construção, no mesmo local, de um entreposto para a conservaçã­o e comerciali­zação de 300 toneladas de frutas tropicais da região, com realce para a laranja do município do Bembe, tangerina de Sanza Pombo, banana do Songo, entre outros citrinos.

“Queremos também aproveitar as frutas tropicais da província, como a laranja, tangerina, banana, abacate, safú, abacaxi e outros citrinos tradiciona­lmente cultivados na região”, acrescento­u.

Mais de 20 jovens, empregados neste projecto, estão a ser formados em técnicas agrárias modernas.

 ?? JOAQUIM JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO | UÍGE ?? Município do Uíge é potencialm­ente produtor de café
JOAQUIM JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO | UÍGE Município do Uíge é potencialm­ente produtor de café

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola