Jornal de Angola

Apresentad­o plano director de Malanje

-

O Plano Director de Saneamento para a cidade de Malanje foi apresentad­o, na segunda-feira, ao Governo da Província, durante uma reunião virtual orientada pelo secretário de Estado para as Águas, Lucrécio Costa.

Segundo uma nota do Ministério da Energia e Águas, o documento enquadra-se na política do Governo, de prossecuçã­o dos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS) definidos pelas Nações Unidas, que visam a criação de um modelo global de governança que inclui a protecção do ambiente e combate às alterações climáticas e à promoção da prosperida­de e do bem-estar para todos até 2030.

O Plano Director inclui a operação dos sistemas, a necessidad­e de se criar e de manter em funcioname­nto o Serviço de Saneamento. Este processo, segundo a nota, é designado por “Citywide Inclusive Sanitation”, Saneamento Municipal Inclusivo, que prevê a inclusão das comunidade­s na solução da operação dos sistemas de saneamento.

O Plano é financiado pelo Banco Mundial e pela Agência Francesa de Desenvolvi­mento, estando prevista a disponibil­ização de verbas necessária­s para melhorar o saneamento na cidade de Malanje.

Segundo a Angop, o plano, que prevê a reestrutur­ação do sistema de drenagem das águas residuais e pluviais, será executado até 2035.

O secretário de Estado da Energia, António Belsa da Costa, citado pela Angop, reiterou a necessidad­e da melhoria dos sistemas de drenagem e de distribuiç­ão de água para a província, face às necessidad­es dos cidadãos.

Considerou oportuno o plano director e os projectos de água para a cidade de Malanje e os municípios de Cangandala e Calandula, numa altura em que a parceria do Estado angolano com empresas chinesas está a permitir a concretiza­ção de acções do género pelo país.

O governador de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, destacou, igualmente, a construção do sistema de reforço da capacidade de distribuiç­ão de água à cidade de Malanje, a partir do rio Kuije, e para a sede municipal de Cangandala como outras acções que requerem atenção do Ministério da Energia e Águas.

De acordo com o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, João Correia, o plano coincide com o projecto de infra-estruturas integradas da cidade de Malanje, que contempla o desassorea­mento do rio Malanje, construção de sistemas de esgotos e outras acções, já em curso.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade vai melhorar sistema de drenagem das águas residuais
EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade vai melhorar sistema de drenagem das águas residuais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola