Jornal de Angola

Terceiro caso de Covid-19 é assintomát­ico

- Lourenço Bule | Menongue

O porta-voz

da Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19, Lucas Mirko Macay, revelou ontem, na cidade de Menongue, que o terceiro caso positivo da Covid-19 da província do Cuando Cubango é assintomát­ico e encontra-se a receber assistênci­a médica em casa, sob assinatura de um termo de responsabi­lidade. Explicou que se trata de uma cidadã nacional de 47 anos de idade, residente no bairro São Pedro, arredores da cidade de Menongue, que teve contacto directo com o primeiro caso positivo da Covid-19 no Cuando Cubango, que vitimou um técnico superior dos serviços de saúde militar, no dia 24 de Setembro do ano em curso.

Salientou que a cidadã em causa faz parte dos 59 resultados de RT-PCR analisados no laboratóri­o de Biologia Molecular de Benguela e que esteve avariado durante algum tempo. Nos próximos 15 dias, a mesma será submetida a mais um teste para se determinar o estado de evolução da doença. O portavoz da comissão e director provincial da Saúde disse que dois cidadãos nacionais , que tiveram contacto directo com o segundo caso positivo da Covid-19 registado na província, e que testaram reactivo a IgG/IgM, continuam em quarentena institucio­nal até à publicação dos resultados de Biologia Molecular.

Disse que, no seguimento destes casos, foram colhidas e enviadas aos laboratóri­os de análise de Biologia Molecular de Benguela e Luanda um total de 231 amostras com zaragatoas, das quais 59 já foram processada­s e resultou em um caso positivo e 58 negativos. Apesar dos três casos positivos do novo coronavíru­s, dois dos quais morreram, a situação epidemioló­gica da província do Cuando Cubango continua estável, acrescenta­ndo que a Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19 está expectante, à espera dos resultados das restantes amostras, para que tenha um diagnóstic­o da abrangênci­a da doença no seio das comunidade­s. Lucas Mirko

Macay disse que, apesar das famílias residentes nos bairros Azul, 23 de Março e Futungo, que tiveram vínculo epidemioló­gico com os casos em referência, se encontrare­m há quase um mês em quarentena domiciliar, a cerca sanitária vai continuar enquanto não for conhecido o resultado das amostras.

Apoio institucio­nal

Mirko Macay disse igualmente que a Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19, em parceria com o Gabinete Provincial da Acção Social, está a proceder à distribuiç­ão de bens alimentare­s às mais de 200 pessoas que se encontram sob cerca sanitária, com realce para as 20 famílias desemprega­das e que se encontram no perímetro sob restrição sanitária. Lucas Mirko Macay disse que a comissão está também a trabalhar, desde ontem, com quatro psicólogos clínicos na sensibiliz­ação e moralizaçã­o dos profission­ais de saúde e das pessoas que se encontram sob a cerca sanitária.

Disse que a disponibil­idade deste grupo de profission­ais é bastante relevante para o tratamento das pessoas que se encontram em depressão, pelo facto de estarem confinados num único lugar por muito tempo, e quanto aos profission­ais de saúde por observarem largas horas de serviço com muita adrenalina pelo meio. “Os psicólogos clínicos estão disponívei­s para atender todas as pessoas que necessitar­em dos seus serviços, incluindo aquelas atingidas por outras patologias, como o HIV/Sida, tuberculos­e, diabetes, lepra, e que estejam eventualme­nte a ser estigmatiz­adas pela sociedade, que devem consultar a Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19, para o efeito”.

Lucas Mirko Macay revelou que, até ao momento, a província do Cuando Cubango tem o registo oficial de três casos positivos da Covid-19, dos quais dois resultaram em morte, com base nos resultados de RT-PCR, efectuados no laboratóri­o de Biologia Molecular de Benguela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola