Jornal de Angola

Cunene regista aumento do número de infecções

- Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Ao todo,

40 casos positivos da Covid-19 foram registados na província do Cunene, desde o início da pandemia no país, informou, ontem, em Ondjiva, na habitual conferênci­a de imprensa, o porta-voz da Comissão Multissect­orial da Prevençãoe­Combateà doença. Félix Belarmino disse que, dos casos registados, 27 são activos, todos assintomát­icos, a destacar um paciente de 60 anos, e uma gestante, distribuíd­os nos municípios do Cuanhama e de Ombadja, e 13 recuperado­s.

O porta-voz explicou que entre os casos positivos 23 são profission­ais de saúde locais, alguns estão a ser acompanhad­os ao domicílio e outros no centro do bairro Naipalala e no hospital do Xangongo, em Ombadja. De acordo com Félix Belarmino, por falta de condições logísticas, são apenas testados os profission­ais nos seis municípios por representa­rem o grupo de risco, por contacto com casos de coronavíru­s, e para os que apresentam sintomas da doença.

Félix Belarmino fez saber que os maiores números de casos registaram-se nos bairros Kakuluvale, Naipalala, Castilhos, Kafito, Cashila, Bangula, na cidade de Ondjiva, município do Cuanhama, e nas localidade­s do Humbe e Xangongo, no município de Ombadja. De acordo com o responsáve­l, a província do Cunene vai contar em breve com melhores condições de alojamento dos pacientes, com a conclusão da base para montagem do hospital de campanha na província. Acrescento­u que neste momento o Cunene aguarda pelos resultados de 499 testes em processame­nto nos laboratóri­os de Benguela e Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola