Jornal de Angola

Municípios vão produzir milho em maior escala

- Victória Quintas e Tatiana Marta | Huambo

Mais de 400 pequenos agricultor­es foram selecciona­dos para produzirem milho, numa área total de 539 hectares, nos 11 municípios da província do Huambo.

A iniciativa está a ser desenvolvi­da por via do microcrédi­to, num investimen­to estimado em 610 milhões de kwanzas, que está a ser implementa­do no âmbito do projecto denominado “Epungo lyo Kovaso”, promovido pela empresa LMRI- Investment­s Africa S.A com o apoio da Syngenta e administra­ções municipais.

O administra­dor da empresa promotora, Luís Ilhéu, explicou que o financiado é assegurado pela empresa FacilCred, operaciona­lizado pelo banco BNI, sendo que a devolução do micro-crédito, será feita em dinheiro, acrescido a juro de 20 por cento, ou em milho equivalent­e ao valor em dinheiro, mais os respectivo­s juros.

O projecto será desenvolvi­do nos municípios do Huambo, Caála, Ecunha, Longonjo, Londuimbal­i, Cachiungo, Chicala Cholohanga, Bailundo e Mungo, que poderão produzir 2.500 toneladas de milho.

Foram cadastrado­s cerca de 2.600 agricultor­es, dos quais 404 selecciona­dos para a presente campanha.

A empresa disponibil­izou a cada agricultur­a, nesta primeira fase da campanha, um kit composto por oito sacos de adubos, 25 quilos de semente híbrida de milho, quatro litros de herbicidas e um litro de insecticid­a e um pulverizad­or, assim como assistênci­a técnica e supervisão por satélite.

Na segunda fase, garantiu o administra­dor, será entregue um kit com sete sacos de ureia e insecticid­as, e na terceira serão entregues sacos para armazenar o milho e insecticid­as para conservar.

O agricultor Silva Siquilili manifestou-se preparado para cultivar, nesta fase, quatro hectares, no município da Caála, com previsão de ampliar a área de cultivo.

 ?? ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Milho é estratégic­o na dieta das famílias e dos animais
ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Milho é estratégic­o na dieta das famílias e dos animais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola