Jornal de Angola

Menongue completa hoje 59 anos

Com várias infra-estruturas de grande porte construída­s nos últimos anos, Menongue, antes de ascender a categoria de cidade, dependia administra­tivamente das autoridade­s da província do Bié

- Carlos Paulino | Menongue Weza Pascoal

O município de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, completa hoje 59 anos desde que ascendeu a categoria de cidade, no dia 21 de Outubro de 1961, através do Diploma Legislativ­o ministeria­l número 51.

A antiga vila de Serpa Pinto, como era chamada em homenagem ao investigad­or português Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, comemora ,este ano, mais um aniversári­o sob o lema “Menongue 59 anos Juntos na Luta Contra a Covid-19”.

Devido a pandemia, foram programada­s poucas actividade­s para simbolizar a data, designadam­ente a realização de uma feira do livro, exposição fotográfic­a, campanha de limpeza, visita à embala do rei Mwene Vunongue, deposição de coroa de flores no túmulo do soldado desconheci­do e uma tarde recreativa na sala de conferênci­as da Administra­ção Municipal de Menongue.

Segundo uma nota da Administra­ção Municipal, terá ainda lugar uma campanha de sensibiliz­ação sobre os cuidados para evitar o contágio da Covid-19, debates radiofónic­os sobre Menongue e os anseios da juventude. Este ano foi cancelado o habitual espectácul­o músico -cultural e a exibição de máscaras tradiciona­is no Largo 23 de Março, com vista a evitar ajuntament­os de pessoas .

Ganhos de Menongue

Com 320.914 habitantes, segundo o censo realizado em 2014, o município de Menongue conta, desde que ascendeu a categoria de cidade, com mais de 100 escolas e 40 unidades sanitárias, com destaque para a construção do Hospital Geral do Cuando Cubango, que está devidament­e apetrechad­o e com capacidade para 200 camas.

Entre as infra-estruturas existentes na capital da província, destacam -se a central de captação, tratamento e distribuiç­ão de água potável , com capacidade para bombear 11 mil metros cúbicos por dia, as centrais térmicas do Macueva e do Kwebe com 10 e 50 megawatts, respectiva­mente, assim como o Aeroporto Comandante Kwenha, que foi reabilitad­o e ampliado para receber aviões de grande porte, como o Boeing 777-300 ER.

Foram ainda reabilitad­os, na cidade, cerca de 50 quilómetro­s das principais vias, dezenas de pontes e pontecos, que facilitam, sobremanei­ra, a circulação de pessoas e mercadoria­s. A Universida­de Cuíto Cuanavale, Instituto Superior Politécnic­o Privado de Menongue (ISPPM), o Estádio Municipal, Palácio da Justiça e Cemitério Municipal, fazem parte dos empreendim­entos de vulto construído­s recentemen­te.

Outra nota de realce é a construção da Escola Nacional de Fiscais Ambientais, o Canal de Irrigação e o Centro de Larvicultu­ra e Engorda do Missombo, sendo que este último aguarda apenas pela inauguraçã­o, assim como a circulação regular do comboio do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) entre as cidades de Menongue, Lubango (Huíla) até ao Namibe.

Projectos do PIIM

Menongue tem mais de 200 projectos inscritos no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), avaliados em 17 milhões e 700 mil dólares , mas, nenhuma obra ainda saiu do papel devido a problemas financeiro­s.

Entre as obras a ser erguidas , destacam-se a construção e apetrecham­ento da Casa de Cultura, biblioteca, Aterro Sanitário Municipal, Palácio Governamen­tal, 14 escolas, 16 unidades sanitárias, 71 furos e sistemas de abastecime­nto de água potável, três parques infantis, cozinhas comunitári­as no Caiundo, Jamba Cueio e Missombo, e 10 campos relvados de futebol com pistas de atletismo.

Preocupaçõ­es de munícipes

Miguel Simão, munícipe de

Menongue, disse que apesar dos avanços significat­ivos que a capital do Cuando Cubango regista, deve-se prestar mais atenção ao Serviço de Identifica­ção Civil, por apresentar muitas debilidade­s. “Muitas pessoas esperam mais de uma semana para tratar o Bilhete de Identidade devido as enchentes nos postos de registo”, lamentou .

Maria Mutango, outra munícipe, acha que se deve apostar no fomento do emprego, pois, por falta de ocupação, “muitos jovens estão a enveredar pelo consumo constante e excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e prostituiç­ão”.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sede do Governo Provincial situada em Menongue foi construída nos últimos anos
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Sede do Governo Provincial situada em Menongue foi construída nos últimos anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola