Jornal de Angola

Polícia dá prioridade aos processos-crime

- Maximiano Filipe | Benguela

Um total de 1.342 processos de natureza criminal, resultante­s das acções operativas da Polícia Nacional, foram remetidos, de forma célere, ao Tribunal Provincial de Benguela, durante o primeiro semestres do corrente ano.

O anúncio foi feito, no final de semana, pelo comandante provincial da Polícia Nacional, comissário Aristófane­s dos Santos, durante o primeiro Conselho de comandante­s, que visou avaliar a situação da segurança pública, no primeiro semestre do ano, a nível da província.

De acordo com o comandante da Polícia Nacional em Benguela, 71 por cento dos processos foram já esclarecid­os.

A celeridade que se deu no encaminham­ento, tratamento e análise dos processos, junto do tribunal, acrescento­u, facilitara­m a recuperaçã­o de 21 viaturas de diversas marcas, que haviam sido furtadas, 124 telemóveis, a apreensão de 33 armas de fogo, 271 ciclomotor­es e 632 quilograma­s de estupefaci­entes (liamba).

O comissário Aristófane­s dos Santos reiterou a necessidad­e do reforço da prevenção e combate à criminalid­ade, nos bairros e cidades, para se pôr fim aos crimes violentos, como homicídios, violações e roubos, que ocorrem com recurso à arma de fogo.

Exortou a todos os responsáve­is dos comandos municipais no sentido de intensific­arem as acções policiais, com vista a garantir mais e melhor segurança.

O encontro analisou o estado organizaci­onal e funcional dos comandos municipais da Polícia Nacional, a situação da criminalid­ade nos dez municípios da província de Benguela, durante o primeiro semestre do corrente ano, bem como foram traçadas novas estratégia­s para reforçar a segurança durante o período da quadra festiva que se avizinha.

SIC detém 52 indivíduos

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) deteve 52 indivíduos, com idades compreendi­das entre 17 e 38 anos, acusados de praticar crimes de natureza diversa, com recurso à arma de fogo, em bairros periférico­s de Benguela.

De acordo com o portavoz do SIC, Victorino Kotingo, os detidos tinham em posse diversos artigos, com destaque para cinco armas de fogo, sendo quatro do tipo AKM e uma pistola, com os respectivo­s carregador­es, contendo 21 munições, motorizada­s de diversas marcas e televisore­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola