Jornal de Angola

Hamilton chega a Portugal em busca de novos recordes

- Altino Vieira Dias

Lewis Hamilton voa para Portugal esta semana em busca de novos recordes na Fórmula1. O piloto da Mercedes pode bater no próximo domingo no circuito de Portimão o seu recorde de poles (...) e desmarcar-se da co-liderança com Michael Schumacher no ranking de vitórias (91).

A expectativ­a gira à volta dos dois recordes. O líder da competição pode cravar o seu nome por muito tempo no topo da classifica­ção. Os pilotos mais próximos de o alcançar, nos próximos três anos, são Sebastian Vettel (53), Fernando Alonso (32 vitórias) e Kimi Raikkonen (21), se Hamilton deixar de correr no final da presente época.

A probabilid­ade está além da quimera. Em 2021, a tripla (Vettel, Alonso e Kimi) vão ter carros pouco competitiv­os, o que os remete cada vez mais longe da liderança. Alonso correrá pela Alphine, Kimi, na Alfa Romeu, e Vettel, na Point.

Em Portimão, autódromo internacio­nal de Algarve, que volta a acolher a F-1 24 anos depois, a Mercedes, Hamilton e Bottas são os favoritos à vitória. AsFlechasd­ePratastêm­desafios à mesa: a vontade do finlandês emencurtar­adiferença­doinglês.

A surpresa pode vir de Max Verstappen, um talento holandês que deve libertarse de alguns erros. O piloto de 23 anos assume-se, agora, como “experiente predador” no momento de ataque e os nove pódios na condição de vencedor justificam a acutilânci­a. Está preparado para vencer e dificultar a “vida” da Mercedes.

Entre o desejo e a vitória, a distância é grande. A Red Bull de 2020 não está à altura do dominante W11 da Mercedes para frente a frente em condições normais. Na Rússia e na Alemanha, Verstappen subiu ao segundo lugar do pódio e aumentou a pressão à Honda, que já assumiu a ausência em 2022. O “exército laranja” (fãs de Max) testemunha o desperdíci­o do talento do “el niño” holandês diante de Hamilton e Bottas que se esforçam para manter a hegemonia da Mercedes.

Portimão é um circuito europeu com história de corridas motorizada­s de duas e quatro rodas.

A “re-estreia” na F-1 é significat­iva para a maior parte dos pilotos, pois, partem em condições iguais: desconheci­mento da pista. O Grande Prémio é disputado em 66 voltas e o circuito comporta 14 curvas.

Os fãs portuguese­s aguardam pelo espectácul­o emocionant­e e rápido, depois dos pilotos passarem pelo “inferno verde” na Alemanha, onde Hamilton igualou o recorde de vitórias de Michael Schumacher, heptacampe­ão mundial, 14 anos depois. A expectativ­a, agora, é o novo recorde: 92 vitórias.

 ?? DR ?? Hexacampeã­o lidera a classifica­ção de pilotos com 230 pontos
DR Hexacampeã­o lidera a classifica­ção de pilotos com 230 pontos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola