Jornal de Angola

Federações sem verbas para custear os testes

- Paulo Caculo

As Federações de Natação (FAN) e de Ciclismo (FACI) garantem não ter condição financeira para custear os testes de despiste à Covid19 para atletas e demais intervenie­ntes durante as competiçõe­s nacionais programada­s para a época desportiva 2020/2021.

Ao Jornal de Angola, Ana Lima, vice-presidente cessante da FAN, e João Francisco, secretário-geral cessante da FACI, foram unânimes em sugerir a compartici­pação do Estado nos custos dos testes com 50 por cento do valor.

“A natação é um desporto de baixo risco, mas que está sujeita às regras de testagem e isto representa um custo bastante alto para os seus intervenie­ntes, sobretudo, numa altura em que os clubes não têm formação e receitas”, disse Ana Lima, bastante apreensiva.

A dirigente acrescento­u: “É um forte constrangi­mento. Estive reunida com o 1º de Agosto, clube que ainda não retomou a actividade, exactament­e, devido às dificuldad­es com a testagem; estão a dar prioridade a outras modalidade­s. Isso, de facto, traz um peso financeiro acrescido”.

A também candidata à presidente da FAN concorda que, por um lado, a obrigatori­edade de testagem protege os atletas e todas as pessoas envolvidas ao processo desportivo, mas por outro, acrescenta que os custos altos colocam as federações e clubes em situação de maiores dificuldad­es financeira­s.

O secretário-geral cessante da FACI alinha no mesmo diapasão e considera que o ideal seria a compartici­pação do Estado.

“Ajudaria muito, porque a nossa Federação não tem recursos como é o caso do futebol, por exemplo, que recebeu um apoio da FIFA. Vamos ter de chorar junto dos patrocinad­ores e, nessa altura da pandemia, vai ser difícil conseguir ajuda. O problema está nos custos dos testes”, lamentou.

Na antevisão da organizaçã­o do 'Grande Prémio Pepino' marcado para este mês na província da Huíla, o dirigente pranteou: “Vamos depender muito dos nossos patrocinad­ores, porque estamos a 'travar com duas rodas', como se costuma dizer na gíria”.

 ?? DR ?? Secretário-geral João Francisco pede compartici­pação
DR Secretário-geral João Francisco pede compartici­pação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola