Jornal de Angola

“Uso de máscara é um acto de cidadania e liberdade”

-

O embaixador de Portugal em Angola defendeu ontem, em Luanda, que o uso de máscara é um acto de cidadania e liberdade, pois permite aos cidadãos prosseguir­em com a sua vida mesmo em tempos de Covid-19, noticia a Lusa.

“Esta pandemia trouxenos o medo, mas ao mesmo tempo despertou-nos para a coragem que temos de ter para viver com esse medo”, disse Pedro Pessoa e Costa, após a inauguraçã­o da exposição “UsaMáscara no Centro Cultural Português de Luanda”.

A exposição apresenta 33 obras que têm como tema a prevenção e o combate à pandemia de Covid-19, com destaque para a utilização da máscara, e resultou de uma iniciativa do ELA – Espaço Luanda Arte e da revista 40.ena!, que convidaram artistas plásticos angolanos a reflectire­m sobre o tema.

O objectivo, sublinhou o diplomata, é mostrar outras maneiras de ver a máscara que não estejam associadas à falta de liberdade e à opressão. “Usar máscara é reforçar a liberdade para poder continuar com a nossa vida”, destacou Pedro Pessoa e Costa, afirmando que os visitantes sairão “com uma mensagem reforçada e perceber que usar a máscara é um acto de cidadania e, até, de liberdade”.

O embaixador acrescento­u que o comportame­nto colectivo vai fazer a diferença na luta contra o vírus. “Temos de fazer a diferença com o nosso comportame­nto se queremos ganhar este vírus, que um dia vai perder, mas só nessa altura é que tiramos as máscaras”, disse, reiterando que este é um assunto que convoca toda a sociedade e que todos têm de fazer o seu papel.

Pedro Pessoa e Costa salientou ainda que a presença de público é importante nesta altura de pandemia para apoiar os artistas e as indústrias criativas.

Ao todo foram submetidas 62 obras por parte de 57 artistas, entre as quais foram selecciona­das 33 obras, usando técnicas diversas, que estarão em exibição até 20 de Novembro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola